Inscrições para o Fies 2016 já estão abertas

Período vai até a próxima sexta-feira (29);

As inscrições para o processo 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram na tarde desta terça-feira (26). O site ficará aberto até a próxima sexta-feira (29).
O resultado da chamada única será divulgado no dia 1 de fevereiro. Os estudantes que farão parte da lista de espera também serão listados neste dia. Entre 2 e 6 de fevereiro, os selecionados na chamada única deverão concluir suas inscrições no sistema do Fies. De 7 a 18 de março, devem indicar, também no sistema, se efetivaram a matrícula nas instituições de ensino superior desejadas.
De acordo com as regras fixadas no ano passado, para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem e não ter tirado 0 na redação. O candidato também precisa apresentar renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa.
Vagas
De acordo com documento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2015, 70% das vagas para o primeiro semestre de 2016 serão destinadas para os cursos considerados pela pasta como prioritários. São eles os cursos da áreas de Saúde, Engenharia e de formação do professor.
Do total de vagas para cada microrregião, 45% destinam-se a cursos da área de Saúde, 35% aos de Engenharia e 20% aos de Licenciatura, Pedagogia e normal superior.