Você se interessa por Farmácia? Veja um curso cinco estrelas – o da UFG

As carreiras da área da saúde são essenciais em qualquer região do país. No centro-oeste, uma das graduações mais bem avaliadas é a da Universidade Federal de Goiás (UFG), que completou 70 anos em outubro de 2015. Ela é oferecida no campus Colemar Natal e Silva, em Goiânia (GO).
Mão na massa
Desde o primeiro semestre, os estudantes são estimulados a por em prática nos laboratórios os conhecimentos vistos em sala de aula. Ao longo da graduação, há seis estágios curriculares em diferentes campos de atuação do farmacêutico, como em unidades básicas de saúde, farmácias hospitalares e equipes multiprofissionais em programas de saúde da família.

Infraestrutura e parcerias
Grande parte das atividades é desenvolvida nas dependências da própria UFG: na farmácia universitária, em que medicamentos e cosméticos são manipulados e distribuídos; no centro analítico de controle de qualidade de alimentos e medicamentos, que atende a comunidade e empresas dos ramos alimentício e farmacoquímico; e no Laboratório Escola de Análises Clínicas Rômulo Rocha, que realiza exames de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso participa de atividades de extensão que, segundo a coordenadora Telma Alves Garcia, buscam levar serviços de atenção básica à comunidade. A graduação também possui convênios de intercâmbio com instituições do exterior e parcerias para estágio e desenvolvimento de pesquisas com empresas privadas dos setores industrial, cosmético e alimentício. “Com o propósito de preparar os estudantes para o ingresso no mercado de trabalho, promovemos atividades voltadas aos concluintes, como palestras de profissionais que atuam em empresas que, geralmente, recebem nossos alunos para o estágio ao final do curso”, conta.
Farmácia da UFG em números:
  • 422 alunos na graduação
  • 18% dos estudantes contam com bolsa de iniciação científica (pesquisa)
  • 159 professores
  • 90,5% doutores
  • 8% mestres
  • 320 projetos de pesquisa desenvolvidos por professores (anualmente)
  • 13 instituições estrangeiras parceiras para intercâmbio de alunos