Engenharia Civil, Por dentro das Profissões, Sem categoria

Conheça o mundo da Engenharia Civil


Quando você estiver em um estádio, lembre-se que graças ao engenheiro civil ele foi construído (Créditos: Morgue File)
Aviso aos navegantes: o engenheiro civil é um profissional polivalente. Ele projeta, gerencia e executa a construção de casas, prédios, pontes e viadutos. Tudo isso, porque cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança das edificações.
O curso, disponível na modalidade bacharelado, tem duração de cinco anos. Além das disciplinas clássicas e atividades em laboratório, na área das Ciências Exatas, o estudante também se depara com matérias de desenho técnico, Administração e Economia.
O mercado de trabalho, o grande temor dos estudantes recém-formados, é sensível às oscilações da economia, porém certos setores essenciais, como geração de energia e saneamento, sofrem menos com a crise.
Gostou do curso, mas está com dúvidas sobre que segmento explorar? Fizemos uma listinha básica dos segmentos contemplados pela profissão. Olhe, liste quais mais te interessou e prossiga com a pesquisa. Quanto mais informações, melhor. Boa sorte.
// O que você pode fazer?
Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infra-estrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
Infraestrutura
Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *