Explicação – Denotação e Conotação e atividades

A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (básica e objetiva). Assim, frequentemente remetem-nos a novos conceitos por meio de associações, dependendo de sua colocação numa determinada frase. Observe os seguintes exemplos:

A menina está com a cara toda pintada.
Aquele cara parece suspeito.

No primeiro exemplo, a palavra cara significa “rosto”, a parte que antecede a cabeça, conforme consta nos dicionários. Já no segundo exemplo, a mesma palavra cara teve seu significado ampliado e, por uma série de associações, entendemos que nesse caso significa “pessoa”, “sujeito”, “indivíduo”.
Algumas vezes, uma mesma frase pode apresentar duas (ou mais) possibilidades de interpretação. Veja:

Marcos quebrou a cara.

Em seu sentido literal, impessoal, frio, entendemos que Marcos, por algum acidente, fraturou o rosto. Entretanto, podemos entender a mesma frase num sentido figurado, como “Marcos não se deu bem”, tentou realizar alguma coisa e não conseguiu.
Pelos exemplos acima, percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades:
a) No primeiro exemplo, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo – ou denotação – do signo linguístico.
b) No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, 
dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo – ou conotação do signo linguístico.
Obs.: a linguagem poética faz bastante uso do sentido conotativo das palavras, num trabalho contínuo de criar ou modificar o significado. Na linguagem cotidiana também é comum  a exploração do sentido conotativo, como consequência da nossa forte carga de afetividade e expressividade.

Exercícios 

Questão 1
(Enem 2005)
O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em
a) “(….)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (….)”
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)
b) “Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)
c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)
d)
O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002
O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002
e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”


(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.)

Questão 2
(Enem 2003)
O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas
O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.
Questão 3
Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem
Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem
Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:
a) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.
b) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.
c) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.
d) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.
Questão 4
Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:
a) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.
b) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.
c) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas.
d) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).
Resposta Questão 1
Alternativa “c”. A expressão “dicionário-padrão” foi empregada no sentido denotativo, ou seja, em seu sentido próprio. Observe que todos os textos, exceto o texto da alternativa c, são exemplos de textos literários, nos quais o emprego da conotação é mais frequente.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego. Ela atribuiu um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”, embora ele possa ser empregado com diferentes significações de acordo com o contexto da interação comunicacional.
Resposta Questão 3
Alternativa “a”. As expressões “Você vai comer asfalto” e “estou morto” foram utilizadas em seu sentido conotativo como recurso expressivo da linguagem.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. A denotação, diferentemente do que acontece com a conotação, apresenta a palavra em seu sentido literal, original.