Fichamento

Um fichamento é um trabalho intelectual, individual, onde o aluno tem a oportunidade de sistematizar suas leituras. O termo lembra o exercício de registrar em fichas. O fichamento é uma maneira excelente de manter um registro de tudo que você lê. Além disso, durante o processo de fazer o fichamento você pode adquirir uma compreensão maior do texto. Ele é basicamente o arquivo do texto que você lê contendo a referência e o que entendeu do conteúdo de uma obra, de um texto ou mesmo de um tema.
Antes de iniciar a leitura do seu livro anote na parte superior de sua ficha o nome da obra e o autor.
No Fichamento não se anota tudo que está no livro, não reescrevemos. A ideia que deve organizar as anotações é a mesma que utilizamos para as anotações em sala de aula. Ou seja, prestamos atenção na fala do professor e fazemos anotações pontuais das partes importantes. Se anotarmos “tudo” o que o professor disser, nos concentraremos mais na fidelidade da anotação do queemprestaratenção à exposição.
A anotação pode sertópica, de pequenasfrases, de conceitos-chave. Se copiar uma frasemaislonga, nãose esqueça de utilizaraspas. Lembre-se: o Fichamento é a criação de umdocumentopara consulta posterior. Assim, quantomaisinformação tiver sobre o conteúdo do seudocumento, melhor. Deixe claro o que é a suaredação e o que é do “autor”.
Conforme for anotando, indique as páginas do documentooriginal. Quandoconsultar o seu Fichamento poderá, no caso de dúvida, retomar rapidamente os pontosobscuros, não compreendidos oufazer uma citação.
Aqui segue algumas dicas de como fazer um fichamento de uma obra ou um texto:
1.  No cabeçalho de ter: Nome do autor do livro, nome do livro, a editora, onde foi publicado e o  ano de publicação.
2. Qual o tema ou assunto? Do queele está falando e como apresenta a suaperspectiva?
3. Qual o tipo de texto?   Jornalístico, técnico, conto, crônica, fábula, aventura?
4. Qual o problema que o autor pretende desenvolver? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questão que procura responder com sua argumentação?
Resumindo:
Sobre o que o autor está falando? Qual a questãoque pretende responder? Frente a esta questão, qual a suaresposta? Comofundamenta as suas afirmações e suasrespostas? Seusargumentossãoconvincentes? Existem outras ideias que compõem o texto?
Fichamento cabeçalho
Autor:____________________________________________________________________
Obra:____________________________________________________________________
Título:____________________________________________________________________
 Editora:______________________ Ano: _______Número de páginas: _____________
       
Lugar de publicação: _______________________________________________________
Capítulo:________________     Número de páginas:_______________
Título do capitulo:________________________________________
Objetivo do capítulo:
No livro A droga da obediência, por exemplo:
No capítulo 1 temos 4 melhores alunos do colégio Elite: Miguel o chefe, Calu, Crânio e Magri que irão se reunir, pois o chefe do grupo descobre que vários alunos de outros colégios e inclusive o seu estão desaparecendo sem deixar nenhuma pista, neste capítulo entra o 5º integrante Chumbinho que só começar a fazer parte do grupo porque invadiu o esconderijo dos Karas.      
A diferença entre um fichamento e um resumo é que em um resumo poderíamos ter detalhado mais cada um dos integrantes o local de estudo etc.