Início Datas Comemorativas Como organizar a festa junina de uma maneira colaborativa

Como organizar a festa junina de uma maneira colaborativa

3
0
COMPARTILHAR
Como organizar a festa junina de uma maneira colaborativa
Como organizar a festa junina de uma maneira colaborativa

O evento precisa considerar a cultura da região e envolver a comunidade interna e externa

Por: Joelma Souza – Gestão Escolar
Com a aproximação de junho, gostaria de colocar em discussão a constituição de uma equipe colaborativa e o quanto a festa junina ou julina e outros eventos significativos da escola são uma oportunidade para fortalecer isso. Tenho certeza que a organização dos festejos, independentemente do porte da sua escola, é trabalhosa. Então, é essencial que você consiga envolver a comunidade interna e externa e tocar a festança sem abandonar as outras atividades previstas na sua rotina. Além de ganhar tempo, a participação ativa de todos é um êxito importante para a escola, pois influencia na democratização da gestão.

É muito difícil encontrar uma escola que não tenha uma festa junina. Então, entendo que este evento deve fazer parte do seu projeto político-pedagógico (PPP). No fundo, esse esforço nada mais é do que um projeto institucional em que funcionários, professores, alunos e pais se envolvem de alguma maneira para concretizar uma série de ações.
Como se trata de um projeto, deve-se considerar a existência da realidade desejada e da realidade existente. Comece o planejamento norteando-se por alguns questionamentos: Como vamos colocar as ações em prática? Com quem iremos fazer o que? O que queremos e precisamos para assegurar o sucesso do evento? Como mobilizar os pais e a comunidade? Forme uma comissão. Ela ajudará você a responder essas questões, formular outras e organizar as atividades.
A ação coletiva deve favorecer a exposição das expectativas de cada um. Se a cooperação for bem conduzida, a cada ano, essa comissão vai se ampliando e se fortalecendo. O papel do diretor é promover a mobilização para agregar novos integrantes dando sentido e significado a essa organização.
A preparação da festa junina também deve considerar que este é o momento de valorizar a tradição cultural aí da sua região. Assegure que o evento contemple danças e músicas, culinária, bebidas, decoração e brincadeiras que tenham ligação com a origem da comunidade e os povos que se inseriram aí na sua cidade.
É claro que tudo isso precisará se encaixar dentro do espaço e dos recursos (humanos e financeiros) disponíveis. Tome as decisões com a ajuda da comissão organizadora. Ela poderá contribuir na busca de soluções e agregar valor para que a comunidade se sinta pertencente ao projeto da escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here