CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Brinquedos ajudam formar a personalidade de crianças com deficiência mental e autismo



Brinquedos ajudam formar a personalidade de crianças com deficiência mental e autismo

Você sabia que os brinquedos ajudam formar a personalidade de crianças com deficiência mental e autismo?


Para entender a criança com deficiência mental ou autismo e acompanhar sua relação com as crianças as quais convive, conhecer os brinquedos que ela utiliza é essencial.
Eles ajudarão no processo de desenvolvimento de sua personalidade, sempre de acordo com cada fase do desenvolvimento e com a devida atenção, além do acompanhamento dos pais e familiares.

Entender a criança com deficiência mental ou autismo, como acompanhar sua relação com as crianças as quais convive e conhecer os brinquedos que ela utiliza ajudará no processo de desenvolvimento de sua personalidade.

Dicas para pais sobre deficiência mental e autismo:
1. Uma criança com deficiência mental (ou intelectual) ou autismo necessita mais supervisão adulta e encorajamento que uma criança sem deficiência.
Ela tem um tempo de atenção curto.
A criança não tem imaginação ou iniciativa.
2. Uma criança com deficiência mental (ou intelectual) pode preferir brincar com crianças de sua idade mental.
Ela se sente segura, compreendida e aceita.
Crianças mais velhas, no sentido mental, têm tendência a ridicularizar suas inabilidades.
3. Os pais precisam ensinar a terceiros a compreensão da capacidade da criança com deficiência mental ou autismo e suas limitações.
Vizinhos que não têm compreensão não gostam que a criança brinque com seus filhos ou perto deles. Ajude-os discutindo a condição da sua criança e o que se pode esperar dela.
Se os pais supervisionarem o brinquedo e tirarem a criança do grupo ao surgirem dificuldades, isso fará com que os vizinhos se mostrem mais cooperadores.
Tarefas domésticas supervisionadas, algumas vezes, servem como experiência de brinquedo e aumentam o conhecimento.
4. A escolha dos brinquedos para a criança com deficiência mental ou autismo é importante para o seu desenvolvimento.
Os brinquedos devem ser apropriados a idade mental. Brinquedos considerados maduros para a criança com necessidades especiais tendem a frustar e desencorajar. Os brinquedos considerados imaturos fazem-na regredir.
Os brinquedos devem ser substituídos a fim de acompanharem o crescimento mental.
Os brinquedos devem oferecer estímulo. Demonstre à criança como o brinquedo deve ser usado, brinque com a criança, converse com ela. Não fique desencorajado porque ela não corresponde.
5. Cuidado e uso dos brinquedos.
Mantenha os brinquedos com os quais a criança brinca atualmente numa prateleira baixa para que a criança possa alcançar. Cestas contendo brinquedos confundem e desencorajam, devido à desarrumação.
Faça com que a criança recoloque os brinquedos com a sua ajuda.
Coloque em uso alguns brinquedos de cada vez. Traga mais alguns para pôr em circulação quando a criança se cansar dos brinquedos atuais.
Tenha brinquedos especiais para dias chuvosos.
Fonte: Nylse Cunha, diretora do Instituto Indianópolis e fundadora da 1ª Brinquedoteca Brasileira.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.