Se o seu filho está com raiva, é assim que você pode falar com ele …

As crianças também ficam com raiva. Eles têm suas emoções internas que ainda não sabem como controlar ou compreender. Pode ser uma criança teimosa que tem grandes acessos de raiva tanto em público como em privado … Ou um adolescente que se tranca no quarto e não quer falar com você. Se o seu filho está com raiva, é assim que você pode falar com ele … Vamos dar-lhe as ferramentas para que, quando o fizer, ele te ouça e também te escute.

A primeira coisa a ter em mente é que sua emoção é real e em situações de crise, você deve validar suas emoções porque você está sentindo com muita intensidade. Não o minimize … seu filho deve sentir compreensão e apoio desde o início. É verdade que ele não será tão racional quanto um adulto, mas esse sentimento que está tendo é real e muito intenso.

Por que seu filho está com raiva?

Crianças e adolescentes podem sentir raiva, e existem algumas causas principais para isso:

  • Depressão
  • Sentimento de impotência
  • Ganhar controle por meio do medo ou da raiva
  • Sinta o poder
  • Sentindo injustiça ou ultraje
  • Baixa tolerância à frustração

Na realidade, seja qual for a causa, é necessário que quando uma criança ou adolescente se encontra em estado de raiva, não tente detê-lo (garantindo sempre que não o prejudique). Dizer a uma criança que ela não pode ficar com raiva é um absurdo, ela deve sentir essa emoção e entendê-la para que no futuro, quando sentir, possa controlá-la. Aceitar e trabalhar os sentimentos de forma produtiva é essencial para um bom equilíbrio emocional.

O que fazer quando seu filho fica com raiva

Se seu filho fica com raiva e mesmo se ele entrar em um estado de raiva, existem certos aspectos que você deve levar em consideração em sua maneira de agir:

  • Dar um tempo. Pare o que está fazendo e antes de falar com seu filho respire fundo. Parece simples, mas é um momento crítico e você deve fazer isso. Caso contrário, você poderia responder da mesma maneira raivosa. Lembrar; Não é uma competição de poder, seu filho deve aprender com você para ter um bom controle emocional.
  • Fique calmo e não leve a atitude deles para o lado pessoal. Seu filho está aprendendo a ser uma pessoa.
  • Ouça tudo o que ele tem a dizer a você, seja o que for. Não importa como você se sinta a respeito da situação, seu filho precisa sentir que você o entende e ouve. Desta forma, sua raiva será diminuída.
  • Esperar. Deixe as emoções mais intensas se acalmarem e permita que seu filho volte ao seu estado normal antes de falar sobre valores ou estabelecer limites ou normas. É melhor lidar com a situação quando a “tempestade” cessar e não no momento mais tenso.

Os pais devem saber que o fato de os filhos estarem com raiva não é motivo para punição, sentir raiva é tão natural quanto respirar. Você tem que entender a emoção e é isso que você tem que ensinar às crianças. O que não está bem é a raiva inadequada. Nesse sentido, os pais devem ser o melhor modelo para o comportamento de seus filhos. Mantenha uma atitude calma e controlada e tente lidar com a sua raiva e com a de seu filho.

Como falar com seu filho zangado

É importante que você considere como deve falar com seu filho quando ele está com raiva. É preciso ter consciência que as crianças devem ser educadas com respeito e carinho, deixando de lado os gritos, os castigos … Trata-se de incutir disciplina e não medo.

As crianças são seres emocionais cujos sentimentos estão constantemente na superfície, então a falta de autocontrole é comum. Em muitas ocasiões, essa falta de autocontrole também falta nos adultos, como não falta nas crianças?

Embora seja verdade que, quando uma criança perde o controle, você pode perder a paciência, é fundamental que isso não aconteça. Não se deixe levar por essas emoções intensas que só vão te machucar. Não perca estes pontos quando quiser falar com seu filho zangado:

  • Seja o seu melhor exemplo. Não grite se seu filho gritar. Não bata nele se ele estiver jogando coisas, e não o sacuda se ele bater em seu irmão. Você é a primeira pessoa a lidar com a raiva na frente de seus filhos. Se você for violento de alguma forma, seu filho absorverá isso e aprenderá com esse comportamento. Em vez de gritar com ele, diga-lhe para abaixar a voz para que você possa entender o que está acontecendo com ele e, assim, encontrar uma solução juntos.
  • Escuta. Como dissemos acima, ouça o seu filho! Ouça-o mesmo se ele estiver gritando, chorando ou desesperado. Contanto que você fique calmo e olhe em seus olhos com calma e serenidade. Isso diminuirá o nível de raiva dele e você poderá encontrar soluções para o que o deixou com raiva.
  • Sem agressividade de qualquer tipo. Mesmo que a criança perca os nervos, não faça você mesmo e fale com ela com calma. Se ele tentar bater em você, segure seus braços e olhe-o nos olhos dizendo que você não vai permitir esse comportamento. Seja firme e enérgico em suas palavras, mas sem ser agressivo.
  • Oxigenar sua mente. Para oxigenar sua mente você deve respirar fundo e se seu filho se recusar a fazer o que você diz, não grite com ele … respire fundo e afaste-se da cena por um segundo e use de disciplina positiva: se ele ignorar uma ordem, terá consequências, avise-o a tempo para que você possa escolher o que fazer.
  • Sempre fale com amor. Fale sempre com seus filhos com amor e afeto, mesmo quando estiver com raiva ou cansado. Falar amorosamente com seus filhos acalma a raiva deles (e a sua).
  • O poder das alternativas. Se você perceber que a raiva de seu filho parece não parar, ofereça atividades alternativas para distrair sua atenção.

E sempre, sempre … lembre-o de tudo que você o ama e abraça-o.