Como ajudar as crianças a expressarem seu desconforto

Como ajudar as crianças a expressarem seu desconforto – Promover a auto-estima saudável das crianças também significa ensiná-las a expressar adequadamente seu desconforto , suas emoções negativas e as várias maneiras pelas quais podem lidar.

Auto-estima implica conhecer e valorizar a nós mesmos, e isso não podemos fazer se esquecermos quando somos maus ou estamos zangados. Tudo conta no universo emocional. Por esse motivo, indicamos abaixo uma série de chaves que favorecerão a expressão de emoções nas crianças:

Como ajudar as crianças a expressarem seu desconforto

  • Forneça um clima seguro e aceitável que convide as crianças a expressar como se sentem.
  • Ajude-os a expressar seu desconforto. Por exemplo, através de atividades como escrever, desenhar, contar uma história , interpretar etc.
  • Diga-lhes uma situação semelhante em que sentimos o mesmo que eles , a fim de promover a ideia de que a entendemos.
  • Seja um bom modelo para lidar com sentimentos intensos.
  • Ajude-os a se sentirem bem em situações de decepção ou derrota.

A importância da linguagem positiva

Não devemos esquecer um dos elementos mais poderosos que os pais têm para fortalecer a auto-estima de seus filhos: a linguagem . A maneira como lidamos com eles determina parte do link que criamos. 

Em cada uma das interações que temos com crianças, refletimos de alguma forma nossa identidade. É por isso que é tão importante prestar atenção às palavras e tom de voz que usamos quando os abordamos. O fundamental é que utilizemos uma linguagem positiva e sincera que promova sua auto-estima.  

Esse tipo de linguagem é composto de uma descrição do comportamento da criança, mas livre de julgamentos, distinguindo assim seu valor de seu comportamento. Além disso, deve ser acompanhada de qual é a nossa reação ao que a criança fez, ou seja, como nos sentimos e o que pensamos sobre o que aconteceu. E, finalmente, ressalte que reconhecemos e validamos como você se sente.

Como podemos ver, ser pai significa ser um instrutor e um treinador de habilidades para viver no mundo . Dessa maneira, é necessário o uso da disciplina. No entanto, isso não pode ser um ataque à auto-estima, mas um meio de criar um ambiente seguro que facilite o aprendizado e a autonomia.