O sistema solar para crianças

O sistema solar para crianças – Os planetas do sistema solar.

O Sistema Solar é um assunto que desperta curiosidade em muitas crianças desde cedo, mesmo antes de começar a estudar na escola. Portanto, é importante que os pais estejam preparados para explicar a seus filhos o que é o Sistema Solar e quais planetas, além da Terra, orbitam em torno do Sol. No Estágio Infantil, oferecemos uma explicação clara e simples para as crianças entenderem. como o Sistema Solar está estruturado e quais são os principais corpos celestes que o compõem.

O que é o sistema solar?

Basicamente, o sistema solar é um sistema composto de planetas e corpos celestes como cometas ou satélites naturais, que giram em órbita em torno do maior e mais poderosa estrela de todos. O sistema Sun pertence à Via Láctea, um dos muitas galáxias que tornam -se do universo, e especificamente localizados no braço Orion desta galáxia espiral.

O Sistema Solar foi formado há cerca de 4.600 milhões de anos atrás. Uma das teorias mais aceitas afirma que tudo começou com o colapso de uma imensa nuvem de gás cósmico e poeira, como resultado dos efeitos da força da gravidade. Grande parte dessa matéria acumulou-se no centro e tornou-se cada vez mais quente, de modo que o sol surgiu.Em volta do sol, o pó e o gás restantes foram unidos pela própria gravidade e deram lugar a protoplanetas, que mais tarde foram destruídos ou fundidos para criar os planetas, planetas anões e corpos celestes que conhecemos hoje.

A grande estrela, os planetas e outros corpos astronômicos que compõem o Sistema Solar

No centro do Sistema Solar está localizado o Sol. É a única estrela que emite sua própria luz e a maior de todas, na verdade, é formada por 99,85% da matéria do Sistema Solar. Sua existência determina desde as estações do nosso planeta Terra até a seqüência do dia e da noite, enquanto é a principal fonte de energia da vida. Em sua órbita existem oito planetas, que nada mais são do que corpos cósmicos que giram em torno deles, em equilíbrio hidrostático e com dominância orbital. De menor para maior distância do Sol é:

  1. Mercúrio
  2. Vênus
  3. Terra
  4. Marte
  5. Júpiter
  6. Saturno
  7. Urano
  8. Netuno
Sistema Solar

Terra, o planeta em que vivemos, tem uma forma arredondada, ligeiramente achatado nos pólos, e é caracterizada por fazer dois movimentos importantes: rotação, o que significa que o planeta gira sobre si mesma, ea tradução , o movimento que descreve em torno do Sol. Nosso planeta é coberto em 70% por água e é o único corpo astronômico em que a existência da vida é conhecida, desde que surgiu há cerca de 4.000 milhões de anos.

No Sistema Solar, também são os planetas anões, que diferem dos planetas porque não limparam a vizinhança de sua órbita, tendo uma massa menor. De menor a maior distância do Sol, os planetas anões são:

  1. Ceres
  2. Plutão
  3. Haumea
  4. Makemake
  5. Eris

Há também satélites que são caracterizados por “orbitar” em torno dos planetas. Algumas são pequenas, mas existem outras grandes, como a Lua.

Além disso, no sistema solar pequenos corpos como asteróides, cometas e meteoritos estão incluídos que são apenas restos da formação do Sistema Solar ou fragmentos de cometas ou asteróides ou rochas de planetas ou satélites que se desprenderam como resultado de um grande impacto.

__________

O sistema solar para crianças

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O sistema solar para crianças”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.