Última Oportunidade! Prazo Final para Quitação do IPVA com Desconto – 17 de Janeiro

Grupo de Proprietários de Veículos Tem até Hoje para Aproveitar o Desconto de 3%

O período para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já teve início na maioria dos estados brasileiros, e muitos condutores aproveitaram a abertura do calendário para garantir descontos vantajosos. Em diversas regiões do país, aqueles que optam por pagar o valor integral à vista são beneficiados.

No estado de São Paulo, a data limite para quitar o IPVA em pagamento único e assegurar o desconto de 3% sobre o montante encerra-se hoje, quinta-feira (17), para um grupo específico de proprietários. A divisão dos condutores ocorre de acordo com o final da placa do veículo, e hoje é o prazo estipulado para os proprietários com placa final 5.

Os donos de caminhões e caminhões-tratores com placa final 5 também podem aproveitar o desconto de 3% até o final do dia.

Para quem opta pelo parcelamento do imposto, é possível dividir o valor em até cinco vezes, porém, sem direito a desconto. As datas de vencimento das parcelas coincidem com o dia 17 de cada mês, por exemplo: 17/01, 17/02, 17/03, 17/04 e 17/05 para os veículos com final de placa 5.

Já a primeira parcela para os proprietários de caminhões e tratores vence no dia 20 de março, independentemente do final da placa.

Cálculo e Procedimento de Pagamento

Os motoristas têm a opção de efetuar o pagamento em parcela única em janeiro, garantindo um desconto de 3%; em parcela única em fevereiro sem desconto; ou parcelar o imposto em até cinco vezes. Como novidade deste ano, está disponível a opção de pagamento via Pix, utilizando o QR Code.

O cálculo do IPVA é realizado com base no valor venal do veículo, utilizando a tabela Fipe de setembro de 2023 como referência. A alíquota para a maioria dos veículos de passeio em São Paulo é de 4%, enquanto carros elétricos ou a gás pagam 3%. Para carros zero quilômetro, é considerado o valor presente na nota fiscal para a apuração do tributo.

O pagamento pode ser efetuado online, nos terminais de autoatendimento dos bancos e em casas lotéricas, mediante a informação do número do RENAVAM. Para quitar o imposto através do Pix, o cidadão deve acessar o site da Sefaz-SP e gerar um QR Code.