Dia do Poeta

O 20 de outubro é marcado anualmente como o Dia do Poeta. Esta ocasião honra os poetas, que são vistos como artistas literários, moldando suas emoções, pensamentos e imaginação em forma de versos. O objetivo principal deste dia é promover a leitura, escrita e divulgação de poesias nacionais.

Por gerações, as poesias têm tocado corações, provocado risadas e lágrimas, consolidando-se como uma das Sete Artes Tradicionais.

Origem do Dia do Poeta

O Dia Nacional do Poeta, embora não oficializado por uma legislação, tem um significado especial no contexto brasileiro. O dia 20 de outubro de 1976 marcou o nascimento do Movimento Poético Nacional em São Paulo, na residência do renomado jornalista, escritor, advogado e artista plástico Paulo Menotti Del Picchia.

Este dia serve como uma reverência a esse evento marcante para a poesia brasileira.

A Importância da Poesia

A poesia tem um papel único na literatura e na cultura de um povo:

  1. Expressão Emocional: Poemas nos permitem explorar e expressar nossas emoções mais profundas. Seja alegria, tristeza, raiva ou amor, a poesia tem o poder de capturar a essência desses sentimentos.
  2. Registro Histórico: Muitos poemas servem como testemunho de eventos históricos, refletindo os tempos e circunstâncias em que foram escritos.
  3. Estética da Linguagem: A poesia explora a sonoridade, ritmo e forma da linguagem de maneiras que outros formatos literários muitas vezes não conseguem.
  4. Desafio à Norma: Ao longo da história, a poesia muitas vezes serviu como um meio de desafiar normas sociais e políticas, oferecendo críticas e perspectivas alternativas.

Veja ainda: Literatura: O que é, significado

Curiosidades sobre o Dia da Poesia

No passado, os versos eram entoados ao som da lira, um instrumento musical que tem suas raízes na Grécia antiga. Por essa razão, a poesia é categorizada sob o gênero lírico da literatura.

Além disso, os poetas têm outra data de celebração: 31 de outubro, que foi oficializada como o Dia Nacional da Poesia pela lei 13.131, em 3 de janeiro de 2015. Esta data foi escolhida em reverência ao aniversário do icônico poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Antes da promulgação desta lei, o Dia Nacional da Poesia era comemorado, de maneira informal, em 14 de março, em memória do nascimento do poeta romântico Castro Alves, que veio ao mundo em 14 de março de 1847.

Ademais, o Dia Mundial da Poesia é celebrado em 21 de março. Esta comemoração global reconhece a importância do gênero poético e foi estabelecida durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

Veja ainda:

Poetas Brasileiros

O Brasil tem uma rica tradição poética que abrange desde o período colonial até os dias atuais. Ao longo dos séculos, diversos poetas brasileiros têm deixado suas marcas na literatura com obras que retratam a cultura, história, sentimentos e transformações da sociedade.

Vou citar alguns dos mais renomados poetas brasileiros e um breve comentário sobre cada um:

  1. Manuel Bandeira (1886-1968): Um dos maiores nomes da poesia modernista brasileira, Bandeira tinha uma linguagem lírica que retratava as angústias humanas, a morte e o amor.
  2. Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): Um dos ícones da segunda geração do modernismo, suas poesias exploram o cotidiano, a política, o amor e as questões existenciais.
  3. Vinícius de Moraes (1913-1980): Além de poeta, Vinícius foi diplomata e compositor. Suas obras são marcadas pela celebração do amor e pela parceria com grandes nomes da música brasileira.
  4. Cecília Meireles (1901-1964): Representante da poesia intimista, Cecília é conhecida por sua sensibilidade e delicadeza ao tratar de temas universais, como a morte, o tempo e o amor.
  5. Castro Alves (1847-1871): Poeta do romantismo, ficou conhecido como “poeta dos escravos” devido à sua atuação contra a escravidão.
  6. Oswald de Andrade (1890-1954): Um dos precursores do modernismo no Brasil, Oswald propôs uma poesia de crítica social e cultural, rompendo com as convenções literárias.
  7. Adélia Prado (1935-): Com uma poesia que aborda o sagrado e o cotidiano, Adélia é uma das vozes mais singulares da poesia contemporânea brasileira.
  8. Augusto dos Anjos (1884-1914): Conhecido por sua linguagem inovadora e temas sombrios, é um dos poetas mais originais do pré-modernismo brasileiro.
  9. Gonçalves Dias (1823-1864): Representante do romantismo, é autor do famoso poema “Canção do Exílio”, que expressa o sentimento de saudade da terra natal.
  10. Ferreira Gullar (1930-2016): Poeta, crítico e ensaísta, Gullar teve uma obra marcada pelo comprometimento social e político, especialmente durante a ditadura militar.
  11. João Cabral de Melo Neto (1920-1999): Com uma linguagem objetiva e cortante, ele é autor de obras-primas como “Morte e Vida Severina”.
  12. Mário de Andrade (1893-1945): Um dos líderes do movimento modernista de 1922, Mário de Andrade combinou erudição e pesquisa folclórica em sua obra.
  13. Clarice Lispector (1920-1977): Embora mais conhecida por sua prosa, Clarice também produziu poesias introspectivas e introspectivas.
  14. Hilda Hilst (1930-2004): Uma das vozes mais originais da poesia brasileira, Hilda transitou entre o erudito e o obsceno.
  15. Gregório de Matos (1636-1696): O “Boca do Inferno” é conhecido por suas sátiras mordazes sobre a Bahia colonial.
  16. Thomaz Antonio Gonzaga (1744-1810): Um dos principais poetas árcades, é autor dos famosos lusíadas “Marília de Dirceu”.
  17. Antônio Gonçalves Dias (1823-1864): Poeta romântico, é autor de “I-Juca-Pirama” e “Primeiros Cantos”.
  18. Cora Coralina (1889-1985): Sua poesia valoriza as coisas simples da vida e tem uma profunda conexão com sua terra natal, Goiás.
  19. Manuel de Barros (1916-2014): Sua obra é marcada pela valorização das coisas simples e pela linguagem inventiva.
  20. Ana Cristina Cesar (1952-1983): Representante da chamada “poesia marginal” dos anos 70, Ana Cristina trouxe uma voz feminina e urbana à poesia brasileira.
  21. Paulo Leminski (1944-1989): Com uma linguagem inovadora e muitas vezes irreverente, Leminski deixou sua marca na poesia contemporânea.
  22. Álvares de Azevedo (1831-1852): Poeta da segunda geração romântica, é conhecido por sua obra marcada pelo “mal do século”, o sofrimento amoroso e a morte.
  23. Cruz e Sousa (1861-1898): Considerado o “Cisne Negro”, é um dos maiores representantes do simbolismo brasileiro.
  24. Ricardo Reis: Um dos heterônimos de Fernando Pessoa, embora este seja português, sua obra também influenciou profundamente a poesia brasileira.
  25. Alphonsus de Guimaraens (1870-1921): Poeta simbolista, sua obra é marcada por um profundo misticismo.
  26. Augusto de Campos (1931-): Um dos fundadores do movimento da poesia concreta no Brasil.
  27. Haroldo de Campos (1929-2003): Irmão de Augusto, também foi um dos pioneiros da poesia concreta.
  28. Décio Pignatari (1927-2012): Outro representante da poesia concreta, foi também ensaísta e tradutor.
  29. Eucanaã Ferraz (1961-): Poeta contemporâneo, é também conhecido por suas atividades como crítico literário e professor.
  30. Salomão Sousa (1961-): Poeta contemporâneo do Centro-Oeste brasileiro, sua obra aborda temas do cotidiano e da natureza.

Não deixe de conferir ainda: Biografia de Ary Barroso (Compositor brasileiro)

Estes são apenas alguns dos muitos poetas talentosos que o Brasil já produziu. A poesia brasileira é rica e diversificada, refletindo a vasta tapeçaria cultural e histórica do país.

A Evolução da Poesia Brasileira

A poesia brasileira, assim como outras manifestações artísticas do país, foi moldada ao longo dos séculos por influências indígenas, africanas, europeias e globais. Para entender a evolução da poesia brasileira, é necessário examinar as correntes literárias que marcaram diferentes épocas e como essas manifestações poéticas dialogaram com o contexto histórico e cultural de sua época.

1. O início: Barroco (século XVII e XVIII)

Com a descoberta do Brasil e a consequente colonização portuguesa, surgiu o Barroco, primeira manifestação literária de destaque. Os poemas barrocos são caracterizados pela dualidade entre o espiritual e o carnal, com figuras de linguagem ricas e elaboradas. O poeta mais representativo deste período é Gregório de Matos, conhecido por suas sátiras e lirismos.

2. Arcadismo (século XVIII)

Também conhecido como Setecentismo, o Arcadismo buscava inspiração na natureza e no cotidiano. Contrapunha-se ao estilo rebuscado do Barroco, buscando simplicidade. Seus representantes, como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, exaltavam a vida bucólica e pastoril.

3. Romantismo (século XIX)

O Romantismo surgiu em meio ao fervor das independências americanas. O lirismo romântico brasileiro é marcado por uma profunda sensibilidade e exaltação da natureza. Há três fases distintas:

  • 1ª fase: Nacionalista, exalta a natureza e o índio como símbolo do Brasil. Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias são destaques.
  • 2ª fase: o “mal-do-século”, caracterizado pelo pessimismo e individualismo. Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu são ícones.
  • 3ª fase: mais social, retratando as contradições do país. Castro Alves, o “poeta dos escravos”, é o maior representante.

4. Parnasianismo e Simbolismo (final do século XIX)

O Parnasianismo, com sua precisão formal e objetividade, opôs-se ao lirismo romântico. Olavo Bilac é seu maior representante no Brasil. Já o Simbolismo, com sua linguagem sugestiva e musicalidade, trouxe poetas como Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

5. Modernismo (século XX)

O Modernismo brasileiro, com suas duas fases marcantes (1922 e 1930), foi uma revolução na poesia. Buscando uma linguagem mais próxima do cotidiano e rompendo com padrões estéticos anteriores, poetas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira redefiniram a poesia brasileira. A segunda geração, com Vinícius de Moraes e Cecília Meireles, consolidou este movimento.

6. Pós-Modernismo e contemporaneidade

A partir da segunda metade do século XX, a poesia brasileira passa por diversas experimentações. Concretismo, poesia-práxis e outras correntes surgem, buscando novas formas de expressão. Poetas contemporâneos como Adélia Prado, Ferreira Gullar e Arnaldo Antunes exploram novos formatos, temáticas e linguagens.

Conclusão

A poesia brasileira é rica e diversa, moldada por influências históricas, culturais e sociais. Cada período refletiu as angústias, esperanças e transformações de sua época, contribuindo para a formação de uma identidade literária única e inconfundível. E, assim como o Brasil, a poesia nacional continua a evoluir, revelando novos talentos e perspectivas a cada geração.