Dia do Pintor – 18 de Outubro

No dia 18 de outubro, anualmente, é comemorado o Dia do Pintor, que abrange tanto aqueles que criam magníficas obras de arte quanto aqueles que se dedicam à pintura de paredes.

Esta celebração serve para reconhecer a notável habilidade que estes profissionais têm de transformar superfícies com a magia das cores, distintas texturas e sua linguagem característica.

A relevância do pintor não se limita somente à esfera artística. Eles desempenham papéis cruciais na área da construção civil e no universo da decoração. Por meio de seus instrumentos – como pincéis, rolos e diferentes massas – eles são capazes de criar ambientes que evocam emoções e sentimentos em quem os aprecia.

Não podemos esquecer que a pintura foi um dos primeiros meios pelos quais os seres humanos expressaram-se. O registro das pinturas rupestres nos mostra que, já na Idade da Pedra, os habitantes das cavernas tinham o desejo de retratar seu dia a dia e compartilhar sua perspectiva de mundo.

Celebrado também no dia 18 de Outubro:

Dia do Pintor: Por Que 18 de Outubro?

A escolha do dia 18 de outubro para celebrar o Dia do Pintor não foi ao acaso. Esta data foi estabelecida em honra a São Lucas, o Evangelista. Conforme narrativas bíblicas, além de ser chamado de “Médico Amado”, São Lucas é venerado por suas aptidões na arte da pintura. Por tal motivo, é reconhecido como o protetor dos artistas.

De acordo com fontes históricas, São Lucas, além de ser médico e escritor, era reconhecido como iconógrafo. Uma das tradições mais reverenciadas atribui a ele a concepção da primeira imagem da Virgem Maria.

Mensagens Dia do Pintor

Segue 7 Mensagens inéditas para homenagens no Dia do Pintor:

  1. Paleta de Cores e Sonhos:
    “No Dia do Pintor, celebramos aqueles que transformam sonhos em realidade através das cores. Vossa paleta e pincéis tornam o mundo mais vibrante e cheio de vida. Obrigado por colorir nossos dias!”
  2. Mestres da Transformação:
    “Hoje é o dia daqueles que, com pinceladas, transformam espaços simples em ambientes cheios de personalidade e emoção. A cada pintor, nossa eterna gratidão por tornar o mundo mais belo!”
  3. Arte nas Mãos:
    “Neste Dia do Pintor, homenageamos as mãos talentosas que criam verdadeiras obras-primas, seja em uma tela ou em uma parede. Seu talento faz do mundo uma galeria!”
  4. Histórias em Cores:
    “Cada cor, cada textura, cada detalhe conta uma história. No Dia do Pintor, celebramos os artistas que narram essas histórias e nos fazem sentir cada emoção por trás de suas criações.”
  5. Magia em Cada Pincelada:
    “Hoje é dia de honrar os magos das cores, aqueles que com pincéis dão vida e emoção a cada espaço. Feliz Dia do Pintor, e que sua arte continue a brilhar!”
  6. Além da Superfície:
    “Pintores não apenas mudam a aparência de uma superfície, eles tocam a alma e transformam ambientes. Neste Dia do Pintor, agradecemos por todas as sensações que vocês nos proporcionam.”
  7. Um Mundo Mais Colorido:
    “No Dia do Pintor, agradecemos a você por adicionar cores e vida ao nosso cotidiano. Cada traço e tonalidade traz alegria e inspiração. Continue pintando sonhos e realidades maravilhosas!”

Confira também: A Pintura na Educação Infantil