Dia de São Lucas – 18 de Outubro

Celebrado todos os anos em 18 de outubro, o Dia de São Lucas homenageia o santo tido como protetor dos médicos, cirurgiões e artistas. São Lucas “Evangelista” é uma figura profundamente reverenciada em várias tradições cristãs, incluindo católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.

Este santo, além de ser reconhecido como médico, também era um escritor proeminente, sendo um dos quatro evangelistas destacados no Novo Testamento. Ele foi discípulo de São Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, que se referia a ele carinhosamente como “Lucas, o querido médico” devido ao seu caráter encantador.

Em virtude de sua profissão e carinho pela medicina, o Dia do Médico é celebrado em conjunto com o Dia de São Lucas em 18 de outubro. Ele também tinha habilidades notáveis como pintor, razão pela qual é honrado como o padroeiro dos artistas, sendo carinhosamente apelidado pelos primeiros cristãos de “o médico artista”.

A História de São Lucas

Originário de Antioquia, na Síria, o nome Lucas pode ser traduzido como “aquele que traz luz”. As escrituras sagradas contam a história de sua conversão pelas mãos do apóstolo Paulo, e depois o descrevem como um fiel discípulo e parceiro nas missões apostólicas.

A Bíblia credita a São Lucas a autoria do terceiro Evangelho do Novo Testamento, que foi escrito especialmente para os cristãos gentios. Sua escrita é única, pois, embora ele não tenha tido a chance de conhecer Jesus Cristo em vida, baseou sua narrativa em testemunhos daqueles que o fizeram. Notavelmente, Lucas é o único autor bíblico identificado que não tinha ascendência judaica.

Dia de São Lucas – 18 de Outubro

A essência de sua mensagem se concentra na compaixão pelos desfavorecidos, no acolhimento aos pecadores que mostram arrependimento e na valorização da oração. Viajando pelo mundo greco-romano, São Lucas se estabeleceu como um dos primeiros evangelizadores.

A sofisticação e a clareza de seus escritos refletem sua cultura e habilidade literária, evidentes tanto no Evangelho de Lucas, que narra a vida de Jesus, quanto em Atos dos Apóstolos, que descreve os primeiros passos da Igreja e o trabalho do apóstolo Paulo.

Oração para o Dia de São Lucas

Opção 01:

“São Lucas ilustre, agraciado pelo Divino ao redigir o abençoado Evangelho, interceda por todos nós, para que sejamos diligentes leitores das divinas escrituras e fervorosos discípulos de Cristo. Santo mensageiro, rogai em nosso favor”.

Opção 02:

“São Lucas, iluminado pelo Espírito Divino ao narrar o sagrado Evangelho, pedimos tua intercessão por todos nós. Que possamos ser contínuos aprendizes das palavras celestiais e dedicados caminhantes ao lado de Cristo. Guardião da verdade, olhai por nós”.

Outros santos e beatos celebrados em 18 de outubro 

  • Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santo Asclepíades, bispo. († 218)
  • Em Pozzuóli, na Campânia, região da Itália, os santos mártires Próculo, diácono, Eutício e Acúcio. († c. s. IV)
  • Em Riom, no território dos Avernos, na Aquitânia, hoje na França, Santo Amável, presbítero. († s. V)
  • Em Nassogne, no Brabante da Austrásia, atualmente na Bélgica, São Múnio, venerado como eremita na floresta das Ardenas e mártir. († c. 630/640)
  • Em Arenas, na região de Castela, na Espanha, São Pedro de Alcântara, presbítero da Ordem dos Frades Menores. († 1562)
  • Em Ossernenon, povoação do Canadá, a paixão de Santo Isaac Jogues, presbítero da Companhia de Jesus e mártir. († 1646)
  • Em Roma, o dia natal de São Paulo da Cruz, presbítero, cuja memória se celebra amanhã. († 1775)