Projeto Festa Junina 3º ano

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês um projeto inédito sobre Festa Junina para trabalhar com crianças do 3º ano do ensino fundamental 1.

Um excelente recurso para trabalhar esta data comemorativa com seus alunos.

Festa Junina

No Brasil, ocorrem as festas juninas, celebrações que têm lugar durante o mês de junho. Essas festas honram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

A origem das festas juninas é pagã, ou seja, contraria a doutrina cristã, pois as festividades que deram origem a elas eram uma homenagem aos deuses da natureza e da fertilidade, buscando abundância nas colheitas, já que nessa época começava o período de colheita dos cereais.

No entanto, como a Igreja não conseguiu eliminar a popularidade dessas festas, que existem há séculos, acabou por adotá-las e atribuir-lhes um caráter religioso.

Tradicionalmente, as festas juninas iniciam-se em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram-se em 29 de junho, dia de São Pedro. Além disso, nos dias 23 e 24, comemora-se o dia de São João.

Projeto Festa Junina 3º ano – Para imprimir

Este Projeto Festa Junina 3º ano esta disponível para impressão gratuitamente a seguir. Caso tenha interesse em receber ele com outras versões (1º ao 5º ano) em versão editável e com anexos (músicas, textos e brincadeiras) que complementam o projeto você pode conferir aqui: