Dia das Mães: Origem, Mensagens e Poemas

O Dia das Mães é uma data muito importante celebrada em diversos países ao redor do mundo.

Neste artigo, vamos explorar a origem do Dia das Mães, a sua celebração na Inglaterra e nos Estados Unidos, além de apresentar as datas em que o feriado será celebrado nos próximos anos no Brasil.

Origem do Dia das Mães

A história do Dia das Mães remonta à antiga Grécia e Roma, onde as mães eram homenageadas em celebrações que duravam vários dias. Na Inglaterra, a tradição começou a se desenvolver a partir do século XVII, quando o Domingo das Mães se tornou um feriado religioso.

No entanto, a ideia de criar um dia exclusivo para homenagear as mães em todo o mundo começou a ser difundida por Anna Jarvis, uma ativista americana. Ela perdeu a mãe em 1905 e, a partir de então, começou a mobilizar esforços para criar uma data que homenageasse todas as mães do mundo.

O primeiro Dia das Mães oficial foi celebrado em 1908, em Grafton, Virginia Ocidental, nos Estados Unidos. A celebração se espalhou rapidamente pelo país e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.

CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES – São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais (SAIBA MAIS)

Dia das Mães na Inglaterra

Na Inglaterra, o Dia das Mães é celebrado no quarto domingo da Quaresma, uma data que varia a cada ano. Conhecido como Mothering Sunday, o feriado tem origem na tradição religiosa e se tornou uma oportunidade para os filhos visitarem as suas mães e presenteá-las com flores e bolos especiais.

No entanto, a celebração do Dia das Mães na Inglaterra perdeu força ao longo dos anos, e muitas pessoas confundem o Mothering Sunday com o Dia das Mães americano, celebrado no segundo domingo de maio.

Dia das Mães nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio. A data é uma oportunidade para os filhos homenagearem as suas mães, presentear com flores, chocolates, cartões e outros presentes especiais.

A celebração do Dia das Mães nos Estados Unidos se tornou uma tradição muito popular e é uma das datas mais importantes do calendário comercial do país.

Dia das Mães nos próximos anos no Brasil (datas)

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, seguindo a tradição americana. Confira as datas do Dia das Mães nos próximos anos:

  • 2023: 14 de maio
  • 2024: 12 de maio
  • 2025: 11 de maio
  • 2026: 10 de maio
  • 2027: 9 de maio

CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES – São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais (SAIBA MAIS)

Frases para o Dia das Mães

  1. Mãe, um amor que não tem medidas, um carinho que não tem fim. Feliz Dia das Mães!
  2. A você, mãe, minha gratidão eterna por tudo que fez e faz por mim. Parabéns pelo seu dia!
  3. Ser mãe é a maior bênção da vida. Obrigada por ser a minha, feliz Dia das Mães!
  4. Mãe, você é a estrela mais brilhante do meu céu. Feliz Dia das Mães!
  5. Um dia não é suficiente para agradecer todo o amor que você, mãe, me dá. Mas hoje, em especial, quero dizer o quanto te amo. Parabéns pelo seu dia!
  6. Mãe, você é minha rainha, minha melhor amiga, minha conselheira, meu porto seguro. Feliz Dia das Mães!
  7. Nenhuma palavra, nenhum gesto, nenhum presente é capaz de retribuir tudo que você, mãe, já fez por mim. Mas hoje, quero tentar: feliz Dia das Mães!
  8. Mãe, você é a minha inspiração, o meu exemplo de força e coragem. Obrigada por ser minha mãe. Parabéns pelo seu dia!
  9. Agradeço a Deus todos os dias por ter me dado a melhor mãe do mundo. Feliz Dia das Mães!
  10. Mãe, você é a minha fonte de amor e inspiração. Espero poder um dia ser para meus filhos, metade da mãe maravilhosa que você é para mim. Parabéns pelo seu dia!

Poemas Dia das Mães – Para imprimir

CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES – São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais (SAIBA MAIS)

Ideias de Presentes para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data muito especial para demonstrar todo o amor e carinho que temos pela nossa mãe. E nada melhor do que um presente bem escolhido para expressar nossos sentimentos e tornar esse dia ainda mais inesquecível. Mas, com tantas opções no mercado, pode ser difícil decidir o que comprar. Por isso, preparamos este artigo com ideias de presentes para o Dia das Mães que vão ajudar você a escolher o presente ideal para a sua mãe.

  1. Joias:
    Uma das opções mais clássicas de presente para o Dia das Mães são as joias. Um colar, um par de brincos ou uma pulseira com um design elegante pode ser uma excelente escolha para presentear sua mãe. Além de ser uma opção duradoura, uma joia bem escolhida pode se tornar um objeto de grande valor sentimental.
  2. Perfumes:
    Os perfumes são outra opção de presente que pode agradar muito as mães. Existem diversas marcas e fragrâncias no mercado, por isso, é importante conhecer o gosto da sua mãe para escolher o perfume certo. Lembre-se de escolher um perfume que combine com a personalidade da sua mãe.
  3. Flores:
    As flores são um presente clássico e romântico para o Dia das Mães. Elas podem ser entregues pessoalmente ou encomendadas para serem entregues em casa. Um buquê de flores pode ser uma opção simples, mas muito bonita e simbólica para demonstrar amor e carinho pela sua mãe.
  4. Produtos de beleza:
    Se a sua mãe é vaidosa e gosta de cuidar da pele, maquiagem ou cabelo, produtos de beleza podem ser uma ótima escolha de presente. Escolha um kit de cuidados de pele, um conjunto de maquiagem de qualidade ou um kit de cuidados capilares. Além disso, você pode criar um kit personalizado com os produtos que sabe que ela usa e adora.
  5. Livros:
    Se a sua mãe é uma leitora ávida, um livro pode ser um presente muito especial. Escolha um livro que combine com o gosto dela ou um livro de um autor que ela admira. Você também pode optar por uma edição especial ou um livro autografado.

Conclusão

Não importa qual seja a sua escolha, o mais importante é lembrar-se do amor e do carinho que sua mãe merece no Dia das Mães. Escolha um presente que demonstre todo o seu amor e reconhecimento por ela, e aproveite o dia para passar tempo junto com ela e tornar o Dia das Mães ainda mais especial. Lembre-se de que o presente ideal é aquele que vem do coração.