Projeto Dengue (1 ano) – Interdisciplinar

O projeto interdisciplinar “Prevenção da Dengue: educando crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I” tem como objetivo sensibilizar as crianças sobre a importância da prevenção da dengue, uma doença que pode ser grave e até mesmo fatal. Por meio de atividades lúdicas e participativas, os alunos aprenderão sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, as medidas de prevenção, e realizarão uma contagem de casos de dengue em sua região.

Os alunos elaborarão cartazes, jornal escolar, jogo educativo e vídeo educativo sobre o tema, com o intuito de disseminar as informações adquiridas e sensibilizar outras pessoas sobre a importância da prevenção da dengue. O projeto terá duração aproximada de três meses e será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Artes.

Conheça nossa loja: LOJA SÓ ESCOLA

Projeto Dengue (1 ano) – Interdisciplinar

Justificativa: A dengue é uma doença infecciosa que pode levar à morte e que afeta milhares de pessoas todos os anos no Brasil. É importante que desde cedo as crianças sejam conscientizadas sobre as medidas de prevenção da dengue e sobre a importância de cuidar da saúde e do meio ambiente. Além disso, a abordagem do tema Dengue pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, envolvendo conteúdos de ciências, geografia e matemática, entre outros.

Objetivo geral: Desenvolver uma consciência crítica nas crianças sobre a importância de prevenir a dengue, bem como a compreensão do ciclo de vida do mosquito transmissor e das medidas de controle e prevenção.

Objetivos específicos:

  • Identificar as características do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue;
  • Conhecer as medidas de prevenção da dengue;
  • Identificar os sintomas da dengue;
  • Desenvolver habilidades matemáticas na contagem de casos de dengue;
  • Identificar os impactos da doença na saúde pública e no meio ambiente.

Duração Aproximada: O projeto terá duração de aproximadamente 2 meses.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Serão utilizados recursos didáticos, como jogos, vídeos educativos, cartazes, e atividades lúdicas para trabalhar o tema de forma divertida e dinâmica. Além disso, serão realizadas aulas expositivas, debates e rodas de conversa.

  1. Apresentação do tema: Inicialmente, será realizada uma roda de conversa para apresentar o tema da dengue aos alunos. Será explicado o que é a doença, como ela é transmitida, os sintomas e as medidas de prevenção.
  2. Características do mosquito Aedes aegypti: Será realizada uma aula expositiva sobre as características do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Serão abordados aspectos como o tamanho, a cor, os hábitos alimentares e os locais de reprodução do mosquito.
  3. Maquete do ciclo de vida do mosquito: Com base nas informações aprendidas na aula expositiva, os alunos serão convidados a confeccionar maquetes representando o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, desde o ovo até a fase adulta.
  4. Medidas de prevenção da dengue: Serão apresentadas as principais medidas de prevenção da dengue, tais como eliminar locais de água parada, usar repelente e mosquiteiros, e utilizar telas nas janelas. Os alunos serão convidados a elaborar cartazes sobre essas medidas, para que possam ser expostos na escola e em suas casas.
  5. Jogo educativo sobre a dengue: Será elaborado um jogo educativo sobre a dengue, que poderá ser jogado em grupos. O objetivo do jogo será identificar as medidas de prevenção da doença e os sintomas.
  6. Contagem de casos de dengue: Será proposto aos alunos que façam uma contagem de casos de dengue em seu bairro ou cidade. Eles deverão registrar os dados em uma tabela, e a partir dos números coletados, realizarão cálculos matemáticos para identificar a incidência da doença em sua região.
  7. Jornal escolar sobre a dengue: Os alunos serão convidados a elaborar um jornal escolar com notícias sobre a dengue. Eles poderão fazer entrevistas com profissionais de saúde, relatar casos de dengue na região, e apresentar as principais medidas de prevenção da doença.
  8. Vídeo educativo sobre a dengue: Por fim, os alunos serão desafiados a criar um vídeo educativo sobre a dengue, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o projeto. O objetivo do vídeo será sensibilizar outras pessoas sobre a importância de prevenir a dengue e disseminar as informações aprendidas.

É importante ressaltar que as atividades propostas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e interesses dos alunos, bem como do contexto escolar. Além disso, é fundamental que as atividades sejam desenvolvidas de forma lúdica e participativa, para que haja maior engajamento e aprendizado dos alunos.

Sugestões de atividades:

  • Elaboração de cartazes sobre medidas de prevenção da dengue;
  • Confecção de maquetes representando o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti;
  • Jogo educativo sobre a dengue;
  • Contagem de casos de dengue no bairro ou cidade;
  • Criação de um jornal escolar com notícias sobre a dengue;
  • Elaboração de um vídeo educativo sobre a dengue.

Considerações:

É importante que o projeto seja realizado em conjunto com a família, para que as crianças possam levar as informações aprendidas na escola para o ambiente doméstico. Além disso, é fundamental que as atividades sejam adaptadas de acordo com a faixa etária dos alunos, para que haja maior compreensão dos conteúdos.

Avaliação:

A avaliação será realizada de forma contínua, por meio de observação das atividades desenvolvidas pelos alunos, bem como das participações em debates e rodas de conversa. Além disso, haverá a elaboração de relatórios e trabalhos sobre o tema, para verificar o grau de compreensão dos alunos sobre o assunto.


CONHECA O SITE (PLANEJAMENTOS DE AULA BNCC)
Um portal que agrega os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – Saiba Mais

3 Poemas para trabalhar (Dengue) com seus alunos