Prefeitura de SP prevê criação de ‘botão de alerta’ para escolas municipais e ampliação da ronda escolar

Gestão municipal irá aumentar em 50% o número de viaturas da GCM responsáveis pela segurança das unidades. Trabalho atualmente é feito por 64 unidades.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (10) uma série de medidas para ampliar a segurança das escolas municipais.

As ações ocorrem após o ataque a uma escola estadual na Zona Sul da capital, que deixou uma professora morta e outras quatro pessoas feridas.

Dentre elas, está previsto a criação de um botão de alerta para que as unidades possam acionar a Guarda Civil Metropolitana em situação de violência ou emergência. O sistema funcionará por meio de um software. Uma vez acionado, viaturas da PM, GCM e do Samu serão enviadas à unidade.

Segundo o secretário municipal de inovação e tecnologia, Bruno Lima, o recurso do botão de alerta será lançado na próxima quarta-feira, dia 19 de abril.

A gestão municipal disse ainda que irá ampliar em 50% o número de viaturas da GCM para a ronda escolar das escolas municipais. O trabalho atualmente é feito por 64 unidades.

Também está previsto a abertura de 7 mil vagas para o POT – Mães Guardiãs para ampliar o relacionamento entre a escola e a comunidade.

Veja abaixo as ações previstas:

  1. Criação do Comitê de Proteção Escolar com a participação de 7 secretarias;
  2. Protocolo integrado de orientação às unidades escolares, de saúde, assistência social e segurança urbana;
  3. “Botão de Alerta” disponível para mais de 8 mil unidades escolares (Municipal, Estadual e Particular);
  4. Aumento de 50% da Ronda Escolar (GCM);
  5. Ampliação do programa Mães Guardiãs para Integração entre comunidade e Poder Público (de 5 mil para 7 mil);
  6. Ampliação de 25% das equipes de apoio psicológico às unidades escolares;
  7. Criação de um Gabinete Integrado de Segurança Escolar;