Ícone do site SÓ ESCOLA

Ministro da Justiça diz que mais de 100 pessoas foram presas ou apreendidas após ameaçarem ataques em escolas

Fala foi dita durante por Flávio Dino em Florianópolis nesta quinta-feira. Visita ocorre mais de uma semana depois do ataque a uma creche no Estado que deixou quatro crianças mortas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (13) que ao menos 100 pessoas foram presas ou apreendidas por ameaçar ataques em escolas no Brasil. A fala foi dita durante a visita que faz em Florianópolis, mais de uma semana depois do ataque a uma creche no Estado que deixou quatro crianças mortas.

Desde o ataque, que feriu também cinco crianças em Blumenau, no Vale do Itajaí, essa é a primeira visita de um membro do alto escalão do governo federal em Santa Catarina.

No encontro com autoridades catarinenses, o ministro também falou sobre a discussão que o governo federal tem feito com as plataformas digitais no combate à propagação de discursos de ódio e violência. Na quarta-feira (12), a pasta comandada por ele elaborou uma portaria para obrigar as redes sociais a prevenir a publicação e remover conteúdos sobre os ataques em escolas.

Aos jornalistas, o ministro falou que as plataformas já estão tomando medidas para se adequar à determinação federal. Afirmou também que “não há termos de uso que se sobrepõem à vida das crianças” e lamentou as vítimas do ataque na creche catarinense e que, atualmente, 120 profissionais fazem o monitoramento de redes sociais e de deep web em Brasília.

No evento, o ministro também afirmou que Santa Catarina poderá solicitar recursos junto ao governo federal para ter a presença de agentes armados nas escolas. Na última semana, o Estado confirmou que colocará, em até 60 dias, policiais com armas nas escolas estaduais.

Ainda nesta quinta, o ministro fecha o primeiro dia do 5º Encontro Nacional de Inteligência do Judiciário em Santa Catarina. Além de autoridades estaduais, o evento conta com representantes de algumas das principais redes sociais do mundo, como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok.

Ataque a creche em Blumenau

Em 5 de abril, um homem pulou o muro da creche e atacou crianças com uma machadinha em Blumenau. O assassino está preso preventivamente e vai responder por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificados.

A investigação apontou que ele agiu sozinho.

Quem são as vítimas

Sair da versão mobile