Os fundamentos pedagógicos da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma referência para a educação básica no Brasil e foi criada com o objetivo de padronizar e melhorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Para alcançar esse objetivo, a BNCC se baseia em alguns fundamentos pedagógicos que orientam a sua concepção e implementação.

Aqui, apresentamos alguns dos principais fundamentos pedagógicos da BNCC:

  1. Desenvolvimento humano: a BNCC se baseia no princípio de que a educação deve contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, incluindo aspectos cognitivos, afetivos, sociais, éticos e políticos.
  2. Aprendizagem significativa: a BNCC busca fomentar a aprendizagem significativa, ou seja, o processo no qual o conhecimento adquirido tem sentido e relevância para o aluno. Para isso, é necessário que o conhecimento seja contextualizado e relacionado às vivências e interesses dos estudantes.
  3. Interdisciplinaridade: a BNCC promove a integração de diferentes áreas de conhecimento, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa e de desenvolver habilidades interdisciplinares nos estudantes.
  4. Protagonismo juvenil: a BNCC valoriza o protagonismo juvenil, ou seja, a participação ativa dos estudantes na construção do seu próprio processo de aprendizagem. Para isso, é fundamental que os alunos tenham voz e vez na escola e que sejam estimulados a desenvolver sua autonomia e criatividade.
  5. Inclusão: a BNCC busca garantir a inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, e valoriza a diversidade cultural, étnica, racial, de gênero e de capacidades. Para isso, é necessário que a escola esteja preparada para atender às necessidades específicas de cada aluno.

Conheça diversos planos BNCC prontos e editáveis

Em resumo, os fundamentos pedagógicos da BNCC orientam a sua concepção e implementação e buscam garantir a qualidade e eficiência da educação oferecida aos estudantes no Brasil. A BNCC se baseia no desenvolvimento humano, na aprendizagem significativa, na interdisciplinaridade, no protagonismo juvenil e na inclusão e visa contribuir para a formação integral dos estudantes.