Importância de um plano de aula alinhado à BNCC

O plano de aula é um documento feito pelo professor com tudo que ele deseja desenvolver na aula. Ele serve para orientar a prática docente – como se fosse um roteiro – com base em uma temática que será apresentada para os alunos. Com isso, a aula será mais organizada e o professor poderá avançar o seu cronograma escolar com eficiência.

No entanto, cabe destacar que não basta apenas escolher um conteúdo e elaborar uma aula em cima disso. É preciso alinhar o plano de aula com o contexto de vida dos estudantes. Essa contextualização é prevista na BNCC, pois é levando em conta a realidade dos educandos e o tempo histórico que o processo de ensino e aprendizagem será significativo.

Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Clicando Aqui)

A BNCC também defende uma educação voltada para a formação integral do aluno. Assim, ele será capaz de agir no mundo, exercer a sua cidadania, ser responsável e resiliente, ser capaz de aprender a aprender e desenvolverá outras características importantes para a vida que estão incluídas nas dimensões física, intelectual, social, afetiva, moral, ética e simbólica.

Logo, o plano de aula deve englobar mais do que conteúdos soltos. Nessa lógica, ele deve articular saberes seguindo a BNCC, que determina habilidades e competências para cada etapa do ensino.




  • Leave a Comment