Vida fácil: um curta metragem que nos faz refletir

The Easy Life é um curta de apenas 2min:22s. Uma boneca e uma menina faz-nos refletir sobre responsabilidade e busca do conhecimento. A menina encarrega suas tarefas escolares para sua boneca de mesa, cada vez mais. Até que um dia ocorre algo surpreendente…

Quando falamos com as crianças sobre esforço e honestidade, parece que estamos falando com elas em outra língua. Por esta razão, esta curta-metragem, apesar da sua simplicidade, transmite valores que, sem dúvida, valem a pena ter em conta e refletir. São dois minutos de animação que temos que ensinar aos nossos filhos para que possam interiorizar valores tão importantes como o esforço, e claro, a humildade.

As coisas não se conquistam sozinhas, por isso é necessário um esforço diário para poder alcançar os objetivos que queremos obter na vida. O caminho fácil é tentador para todos, mas certamente não é o caminho que realmente nos ajudará a ter sucesso na vida. O final do vídeo é bastante surpreendente, se você não quiser descobrir, você tem que assistir na íntegra antes de continuar lendo.

O que a vida fácil nos diz

Esta curta animação conta-nos como uma rapariga está no seu quarto a tentar fazer os trabalhos de casa mas não lhe apetece e por tédio ou cansaço, acaba por adormecer em cima dos seus livros.

Quando isso acontece, a magia aparece e uma boneca que ela tem em seu quarto ganha vida e faz todo o dever de casa para ela. Quando a menina acorda, ela observa o que aconteceu com espanto e então decide aproveitar a capacidade oferecida pela boneca e a obriga a fazer todo o dever de casa.

Enquanto a boneca faz todo o trabalho escolar para ela dia após dia, a menina aproveita esses momentos para brincar com um console de videogame. Em pouco tempo, a menina tem excelentes resultados em seus estudos, embora claro… não tenha nada a ver com seu esforço.

A menina está feliz porque sem fazer nada tira boas notas… mas com o tempo, a boneca que fez a lição de casa se transforma em uma pessoa real e sai da sala para ir para a escola.

Ele dá o console de videogame para a garota para que ela possa jogar enquanto segue sua vida acadêmica, mas o que acontece? Que a garota preguiçosa protagonista desta história se torne uma boneca de madeira e pague por suas más decisões.

O que entendemos com essa história?

Depois de ver como a garota preguiçosa da história se transforma em uma boneca, percebemos como as más decisões sempre acompanham os maus resultados. Nesse caso, em vez de escolher o caminho difícil e o esforço, a menina prefere não fazer nada.

O caminho mais fácil é tentador para todos, mas isso sempre terá consequências duras no futuro. Nesse sentido, devemos ensinar aos nossos filhos que as responsabilidades devem ser cumpridas e que o caminho difícil é aquele que sempre nos levará ao sucesso, ou pelo menos à satisfação pessoal.

Embora às vezes haja uma certa tentação de evitar responsabilidades, a realidade é que é uma má decisão, pois o esforço é o que nos trará a recompensa final. Embora o curta seja focado em responsabilidades acadêmicas, a realidade é que esses valores podem ser extrapolados para todas as áreas da vida.

Nesse sentido, como pais, temos a obrigação de que nossos filhos compreendam a importância da responsabilidade, do esforço e da perseverança ao longo da vida. É a única maneira de garantir que, a longo prazo, possamos desfrutar de uma vida plena. É como regar uma planta, assim que a dermos não poderemos desfrutar das belas flores, mas com perseverança e bons cuidados, aquela preciosa flor sairá para nos deliciar com sua beleza… foram graças ao nosso esforço.