Dinâmicas de Páscoa: Pega, Pega Coelhinho

Dinâmicas de Páscoa: Pega, Pega Coelhinho com o objetivo de Integrar alunos das mais variadas idades numa atividade divertida utilizando um dos principais símbolos da páscoa, o coelhinho.

Material: 

  • Elástico e Cartolina para desenhar o rosto de um coelhinho ou utilizar uma máscara pronta. Opcional: 1 caixa de bombom ou ovinhos de chocolate.

Como fazer a brincadeira: O professor ou coordenador desta dinâmica deverá escolher um local onde as crianças possam sentar no chão e que haja espaço livre em volta. Com a cartolina e o elástico deverá desenhar uma mascar com a cara do coelhinho da páscoa. Se tiver 1 caixa de bombom ou ovinhos de chocolate estes devem ser colocados dentro de uma caixa que pode ser enfeitada como se fosse um presente e esta será colocada no centro da roda como um objeto misterioso e no final da brincadeira o professor abre a caixa e distribui os chocolates para as crianças.

1º Reúna todos os alunos e peça para que sentem no chão em forma de círculo. Em seguida o coordenador explica que uma aluno será escolhido para começar a brincadeira e deverá colocar a máscara do coelhinho e andar em volta da roda, do lado de fora, e escolher um colega e tocar em seu ombro e dizer, pega, pega coelhinho.

2º Ao tocar o ombro do colega aquele que está com a máscara do coelhinho sai correndo e o que foi tocado se levanta e sai correndo atrás. São dois objetivos nesta brincadeira. 1º o coelhinho (aluno com máscara) deverá voltar e se sentar no lugar do coleguinha que foi tocado no ombro, tendo assim escapado, se conseguir escapar aquele que foi tocado pegará a máscara do coelhinho e começará andar em volta da roda e novamente tocar o obro de outro coleguinha e repetir o processo. 2º aquele que recebeu o toque no ombro deverá perseguir o coelhinho e tentar tocá-lo antes que este sente em seu lugar, se assim conseguir ele pegou o coelho e este perdeu, deverá voltar a andar na roda e tocar outro colega e iniciar a perseguição novamente, se não conseguir tocar o coelho fujão este pegará a máscara e começará a brincadeira novamente.

3º Importante que o coordenador oriente as crianças para sempre tocarem em alguma outra criança que ainda não brincou para que todos possam participar.

4º Para deixar a brincadeira de páscoa mais divertida pode orientar os participantes que o colega só pode levantar e sair correndo atrás aquele que estiver com a máscara disser pega, pega coelhinho, se ele só tocar e não disser nada a criança não pode levantar, é só um suspense, para criar uma espectativa.

5º No final o coordenador deverá reunir o grupo e abrir a caixa com os bombons ou ovinhos de chocolate e distribuir para todos os participantes, também pode ser lido um Poema ou Conto de Páscoa.