Dinâmicas de Páscoa: O Mapa do Tesouro da Páscoa

Esta é uma brincadeira que pode ser aplicada em crianças de várias idades, o principal objetivo é oferecer uma atividade lúdica para exercitar o raciocínio lógico dos alunos com uma boa dose de aventura e caça ao tesouro.

Onde a atividade deve ser feita: Por ser uma brincadeira de caça ao tesouro se recomenda que seja realizada em um lugar aberto, pode ser no pátio da escola ou em qualquer lugar que haja espaço suficiente. Como é uma caça ao tesouro é necessário ter espaço para esconder as pistas e o tesouro.

Material: 

  • Cartões coloridos onde serão escrito as pistas que levarão ao tesouro.
  • Folha de papel para desenhar um mapa do tesouro.

Sugerimos que o mapa seja dividido em várias partes espalhadas com as pistas para que o grupo vá encontrando ele por partes e unindo as partes para encontrar o tesouro.

Como realizar a atividade: 

  • Esta é uma dinâmica de páscoa que pode ser realizada em escolas do ensino fundamental e médio e também em catequeses e escolas bíblicas. O professor ou coordenador deverá escolher um local amplo onde possa esconder as pistas, os pedaços do mapa e o tesouro principal que pode ser uma cesta com ovinhos de chocolate ou uma caixa de bombom.

1º Fazer um reconhecimento do local onde será realizada a brincadeira identificando pontos estratégicos para esconder as pistas e as partes do mapa bem como o tesouro, este por sua vez deve ficar bem escondido para que só seja encontrado após as crianças terem encontrado as pistas e o mapa.

2º O professor, catequista ou coordenador deverá fazer uma série de cartões com pistas dando dicas de onde está o tesouro ou as partes do mapa. Da mesma maneira deverá desenhar um mapa grande com a planta do local e depois dividi-lo em 4 ou mais partes, sendo que cada parte estará escondida em um lugar diferente.

3º Realizado os procedimentos acima, o coordenador da brincadeira de páscoa deverá dividir os alunos em grupos 3 de participantes para que juntos possam explorar o local como uma equipe a fim de encontrar as pistas e as partes do mapa.

4º Deve ser feita uma introdução sobre a atividade explicando aos grupos de alunos que eles deverão andar pelo local procurando as pistas e as partes dos mapas e somente quando todas as pistas e partes forem encontradas é que o mistério será resolvido. O objetivo é que o grupo trabalhe unido percebendo que só poderão encontrar o tesouro se unirem todas as partes do mapa.

5º Quando o tesouro for encontrado este deve ser dividido em partes iguais entre os participantes, por isso é importante que o coordenador saiba o número exato de participantes para que não falte chocolate ou ovinhos.

6º No final o coordenador deverá reunir todos os alunos e explicar sobre o verdadeiro significado da páscoa, o que é comemorado nesta data e sugerimos a leitura do artigo Como é Calculada a Data da Páscoa, para explicar aos participantes por que todo ano é comemorada num dia diferente.

Observação final e sugestões:

  • Para atividades em catequese e células evangélicas, os cartões podem ter passagens bíblicas ou algum texto que explique esta data comemorativa, esta é uma maneira de estimular a aprendizagem durante a brincadeira.