Não tenha pressa no desenvolvimento do seu bebê

Quando somos pais, queremos muito que nossos filhos avancem, alcancem seus marcos de desenvolvimento e, sem perceber, os pressionamos a fazê-lo antes que estejam prontos. A realidade é que não devemos ter pressa para que nossos filhos se desenvolvam, pois o tempo passa rápido e o que importa é aproveitar cada um desses momentos, sem esperar que eles venham rápido demais… simplesmente quando devem chegar.

Se você é uma daquelas mães ou pais que quando seu filho está amamentando você fica pensando em quando ele vai começar a comer, ou se ele está engatinhando, quando ele vai começar a andar, ou se ele balbucia, quando ele vai começar a falar. .. diga à sua mente inquieta para parar!! A fase do bebê passa muito rápido e quando isso acontecer, você perderá todos aqueles momentos mágicos.

Seu desenvolvimento é um presente para você

O desenvolvimento do seu bebê é um presente para você, e como acontece tão rápido, é melhor que você pare de pensar e se dedique a aproveitar cada segundo, minuto, hora, dia, semana… Aproveite o seu presente sem ficar obcecado com o futuro.

Não tenha pressa, pise no freio e saiba que o tempo passa e não volta. Não olhe para o relógio e saboreie cada momento que a vida lhe dá.

Seu bebê precisa de seu próprio tempo para seu desenvolvimento. Ele tem seus horários e você não deve forçá-lo a chegar mais cedo do que deveria, porque isso é contraproducente para seu filho, mas também é para você. Você vai pensar que seu filho é capaz de fazer algo para o qual ele ainda não está pronto… e ele estará, mas você não quer que ele chegue antes da hora.

O que importa é que você estimule seu bebê, que você passe tempo com ele, que você aproveite o dia a dia juntos (mesmo os dias mais cansativos), que você respeite o tempo dele, que você dê a ele todo o seu amor incondicionalmente, que você deixe corra para o lado… e antes que você perceba, as conquistas aparecerão por si mesmas. Não o pressione e você ficará surpreso com os resultados.

Um ambiente cheio de segurança e amor

O que seu bebê precisa é de um ambiente que ofereça amor, carinho e segurança constantes. Que você o estimule de forma positiva, sem forçá-lo, respeitando seu ritmo natural. Você ficará surpreso até mesmo como existem muitos aspectos de seu desenvolvimento que você não terá que ensiná-lo, porque eles aparecerão de forma quase inata.

Mas não é que seja algo inato, é que te observa todos os dias e aprende tudo contigo para o seu desenvolvimento. É uma esponja de aprendizado  que requer seu amor e sua estimulação respeitosa e positiva para que avance quase como por mágica.

Por outro lado, quando um bebê cresce sem esse amor incondicional, sem os estímulos necessários para se desenvolver e sem o contato materno correto porque é negligenciado, então o bebê não conseguirá se desenvolver corretamente.

Sem um bom ambiente para o bebê, ele não conseguirá estabelecer as conexões neurais necessárias para um bom desenvolvimento, algo que terá consequências negativas para a vida. É por isso que os primeiros meses e anos do bebê são essenciais para o seu futuro, pois é quando ele fará mais conexões neurais.

Por exemplo, o apego seguro desempenha um papel fundamental na vida de um bebê, pois ele se sentirá respeitado, amado, confiante com seu ambiente, estabelecerá vínculos seguros com seus principais cuidadores e tudo isso permitirá que ele tenha um bom relacionamento social e emocional. desenvolvimento em seu futuro.

Da mesma forma, quando seu filho deixa de ser um bebê, você também deve continuar oferecendo estímulos positivos e respeitosos de acordo com sua idade e capacidade. Você precisará de atividades extracurriculares para poder descobrir novas habilidades em sua pessoa, manter o interesse pelo aprendizado e boas relações sociais.

Essas atividades extracurriculares não devem ser demais para evitar super estimulação ou exaustão desnecessária, pois o que realmente importa na infância de nossos filhos é brincar livre e, claro, tempo de tédio! Dessa forma, suas conexões neurais não param de crescer.

De qualquer forma, o que realmente importa é que seus tempos de aprendizado, sua capacidade e seus interesses pessoais sejam respeitados. Não queira correr na vida, porque quando você menos esperar eles se tornarão adultos e a melhor parte da paternidade já terá passado.