Governo estadual do Rio autoriza contratação de professores temporários

Ainda sem concurso para efetivos, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) foi autorizada a realizar contratação temporária de 1.510 professores para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional para este ano. O decreto do governador Cláudio Castro, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (dia 3), também autoriza a prorrogação de 490 contratos de professores de 16h, 22h e 30h semanais.

As normas e o regulamento da seleção, bem como os critérios de recrutamento dos novos candidatos, deverão ser divulgadas pela Seeduc. É importante destacar que os professores convocados somente serão contratados após comprovarem aptidão física no exame de saúde ocupacional.

A remuneração mensal do profissionais temporários obedecerá aos padrões remuneratórios do plano de carreiras dos docentes I – 16h e 30h e dos docentes II – 22h da Seeduc.

Para Bia Lugão, coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), o governo deveria ter se planejado para realizar concurso para o preenchimento de vagas em 2022.

— Há falta constante de professores na rede. Todo ano temos cerca de mais mil professores se aposentando, fora os que saem para outras redes. Não há planejamento na Seeduc. Aí, contratam em ano eleitoral — avalia.

Atualmente, o maior déficit de profissionais está localizado nos municípios da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo) e no Grande Rio (São Gonçalo e Itaboraí).