Fugir do clichê e apostar no contexto: estudante que tirou nota mil no Enem 2021 dá dicas para atingir pontuação máxima

Sarah Fernandes, de 21 anos, conta que se surpreendeu ao ver resultado, mas conta que focou em aliar estudo e aumento de conhecimento geral.

A estudante Sarah Fernandes se assustou ao descobrir que alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Ela, que é de São José dos Campos(SP), tem 21 anos e sonha em ser médica, não esperava conquistar a pontuação.

  • “Eu comecei a tremer quando vi a nota mil. Liguei para a minha professora de redação quase chorando para contar”, disse ao g1 (leia dicas dela abaixo).

Ao ler o tema, Sarah conta que preferiu fazer a prova de alternativas antes para otimizar o tempo e para que as ideias para a escrita pudessem vir aos poucos. “Não fiquei perdendo o tempo e passando raiva com o tema, fiz a prova e depois fui direto para um ‘brainstorm’ e foi assim que a ideia saiu”, explica.

Sarah conta que apesar da surpresa com a nota mil, ela considera que o resultado seja consequência da dedicação. “Nota mil não é sorte, é prática. Já são anos treinando e estudando”, disse.

Mesmo estudando durante as aulas do cursinho, ela conta que seguia com a revisão do aprendizado quando estava em casa.

Fuja do clichê e aposte no contexto

Sarah conta que a bagagem cultural do candidato é de extrema importância para se destacar na redação. “Eu sempre tento sair do clichê e não usar referencias clássicas como alguns filósofos ou frases já conhecidas. Costumo usar filmes da Disney, já que gosto muito de animação. Como a redação desse Enem falava sobre registro civil, citei ‘Oliver Twist’, uma literatura infantil que conta a história de um garoto órfão”, exemplifica.

Além de ajudar a destacar o ponto de vista dela no texto, o conhecimento permitiu que a estudante explorasse melhor o tema. Abaixo, a pedido do g1, ela listou algumas dicas:

  • Definir metas: Não estudar por horas e sim por metas. Estabelecer o tanto ou o quê se quer aprender naquele dia
  • Estudar provas passadas: entender como a prova funciona ajuda a manter a calma no dia da aplicação do teste.
  • Conhecimento de mundo: ter uma boa bagagem cultural permite explorar bem o tema da redação.
  • Treinamento: praticar a redação e ter uma boa letra influenciam na nota final.
  • Autoconhecimento: saber o seu ritmo e didática de aprendizado podem te ajudar a ter melhor desempenho.