A música clássica tem um efeito calmante

A música clássica tem um efeito calmante“A música é para a alma o que a ginástica é para o corpo “, disse Platão. O filósofo grego não estava errado. A música acalma as tristezas, encoraja-nos e acompanha-nos nos piores momentos. Porém, no caso das crianças, a música assume um papel especial, pois pode estimular o seu desenvolvimento. 

E embora seja verdade que nem todas as crianças se tornarão músicos, todos podem se beneficiar com a música clássica.

A música clássica tem um efeito calmante

A música clássica, de um modo geral, tem um efeito calmante.  Não é por acaso que muitos obstetras recomendam que mulheres grávidas ouçam música clássica e até mesmo tocem para seus bebês. Na verdade, as crianças tendem a adormecer mais rápido e mais profundamente quando ouvem música clássica.

Nesse sentido, um experimento realizado na Bethesda University of Health Sciences com adultos revelou que aqueles que ouviam música clássica apresentaram redução da excitação fisiológica e da frequência cardíaca após serem expostos a uma situação estressante, o que sugere que o A música tem um poderoso efeito calmante.

A capacidade de ouvir música depende de uma série de fases ou etapas que convertem as ondas sonoras que chegam ao ouvido em sinais elétricos no cérebro. Quando o cérebro interpreta esses sons, diferentes efeitos físicos são acionados no corpo, alguns dos quais melhoram a qualidade do sono.

A música, por exemplo, reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, conforme constatado em pesquisas realizadas na Universidade de Leipzig . Ao reduzir a tensão e a ansiedade, as crianças podem se sentir mais confortáveis ​​e relaxadas, o que torna mais fácil dormir. Além disso, a música atua no sistema nervoso autônomo, responsável por controlar processos automáticos como a respiração e os batimentos cardíacos.

Na prática, a música clássica acalma o sistema nervoso autônomo, causando uma respiração mais lenta e uniforme, uma frequência cardíaca mais baixa e pressão arterial reduzida. Tudo isso faz com que bebês, crianças ou adultos sintam-se calmos e possam dormir melhor.