Seu filho não quer responsabilidades: o que fazer?

Seu filho não quer responsabilidades: o que fazer? Você pode pensar que seus filhos são preguiçosos que nunca fazem nada, que não aceitam obrigações … que não ajudam em casa, que não querem estudar, só querem que você faça tudo por eles! “Não fazer nada e exigir muito” parece o seu lema diário.

Você pode pensar que já tentou de tudo e que seu filho “é assim” porque não há como ele mudar. Mas, claro, se seu filho “não fizer nada”, é uma situação que foi moldada com o tempo.

As crianças aprendem que se não fizerem nada e forem “punidas” sem primeiro compreender as consequências antes do mau comportamento, elas não se importarão e não haverá mudanças. Se eles fizerem algo bem e receberem “prêmios”, eles não aprenderão a fazer nada se não houver um prêmio “substancial” esperando por eles no final. Essas estratégias obviamente não funcionam.

Quando as estratégias parentais não funcionam, gera-se muita tensão em casa, fazendo com que os pais não saibam o que fazer e os filhos não saibam o que se espera deles … A relação e a comunicação se complicam e aos poucos, pais e as crianças estão se distanciando e entrando em constantes conflitos emocionais.

Por que seus filhos não fazem nada

Sim, é verdade que há crianças que não fazem nada em casa, mas é preciso fazer uma análise do porquê. Que diretrizes, normas ou limites existem em sua casa? Eles são adequados para a idade e capacidade de seus filhos ou você tende a fazer as coisas para eles irem mais rápido ou melhor e “do seu jeito”?

É importante que você leve em consideração a idade de seus filhos ao estabelecer as tarefas da casa , pois elas não devem ter as mesmas tarefas em uma criança de 6 anos como em um adolescente de 16 anos. Obviamente um adolescente deveria ter mais responsabilidades de acordo com sua capacidade .

Se aplicar regras ineficazes em casa, terá que criá-las novamente (nunca é tarde) para que a situação melhore e os seus filhos adquiram novos hábitos de cuidado e responsabilidade em casa, no estudo, na sua autonomia e no seu comportamento.

É necessário que seus filhos gradualmente adquiram autonomia com rotinas e hábitos diários, seguindo regras e limites. A princípio pode parecer cansaço, porque você terá que ir atrás … Mas com o tempo, você verá o que deveria ter feito desde que eles eram muito pequenos.

Crianças e adolescentes aprendem rapidamente o que se espera deles, se você lhes disser claramente. Não espere que, se nunca o fizeram antes, eles vão arrumar o quarto ou lavar a louça se você não contar a eles primeiro. Você deve estabelecer rotinas diárias, para que, com o tempo, esse hábito seja automatizado e eles passem a fazer por conta própria, sem que você precise pedir. Desta forma, é assim que começam as responsabilidades internas nas crianças … e isso é essencial para o seu desenvolvimento.

Obrigações em casa

Todos os membros de uma família devem ter obrigações em casa para encontrar o equilíbrio. Eles devem ser responsáveis ​​por:

  • Seu estudo
  • Seu banheiro
  • O quarto dele
  • Arrume e limpe a mesa
  • Ajude a limpar a louça
  • Faça sua cama

As tarefas podem ser aumentadas ou diminuídas dependendo de sua idade e habilidade. Mas apenas quando terminarem de fazer suas tarefas, eles poderão ter certos privilégios, como jogar no console ou celular, sair com amigos, etc.

É a melhor forma de se tornarem hábitos e é preciso começar desde pequenos. À medida que envelhecem, será mais difícil para eles mudar o seu comportamento, mas nunca será impossível … Se adquirirem bons hábitos desde tenra idade, poderão mantê-los quando forem mais velhos.

Para que as crianças não tomem essas tarefas como “imposições” e se bloqueiem diante delas … É melhor que se sintam parte das decisões. Para fazer isso, você pode fazer uma reunião de família e conversar sobre a importância das regras e limites. Em seguida, escrevam juntos quais são os mais importantes e conversem sobre como você fará isso.

Você pode fazer um gráfico de tarefas no início, para que (principalmente os mais pequenos), se eles não se lembrarem do que devem fazer, possam facilmente olhar para ele.

Elogie-os com todo o seu amor, contanto que façam as coisas bem e ajude-os com todo o seu amor sempre que precisarem! Mas não fique com raiva ou repreenda se eles tentarem fazer algo certo e não der certo … Nesse caso, eles só precisam que você os ensine a fazer melhor da próxima vez.