Os três pilares na educação de seus filhos

O que a maioria dos pais deseja é que seus filhos cresçam bem, sejam felizes, tenham saúde … Embora às vezes, nessa sociedade que é tão apressada, o estresse e a sobrecarga de responsabilidades tanto em casa como em casa. trabalho, eles colocam essas prioridades em segundo plano.

Isso não quer dizer que os pais não queiram que seus filhos sejam felizes o tempo todo, é claro que querem! Apenas às vezes, eles não percebem que têm suas cabeças “em outro lugar” ao invés de sua real prioridade: seus filhos.

Pilares básicos na educação

Por isso, é necessário que os pais se dediquem diariamente aos filhos, mas também reflitam sobre o que devem fazer para melhorar não só a educação dos filhos, mas também a comunicação e o bem-estar familiar.

É fundamental ter isso em mente, pois é isso que marcará o adulto que seu filho se tornará com o passar dos anos. No dia a dia, podem ocorrer esses vazios emocionais que não cuidam do bem-estar da família e por isso, em algumas ocasiões, geram graves problemas de comportamento nos adolescentes.

Eles não sabem como lidar com suas emoções porque não aprenderam a fazê-lo. Jovens com baixa tolerância à frustração que se esqueceram do que realmente significa o respeito por si mesmo ou pelos outros.

Vemos que essas crianças e adolescentes não querem se esforçar e muitas vezes apresentam uma dependência emocional tóxica que os limita como pessoas. Por isso é necessário que os pais dediquem tempo e esforço todos os dias, é a obrigação mais importante acima de tudo.

Os pilares fundamentais são aqueles que comentamos a seguir …

Os valores

Os valores de uma família são fundamentais. Respeito por si e pelos outros, perseverança, esforço, paciência, humildade, gentileza, empatia, assertividade, são exemplos de valores necessários para que uma criança se desenvolva com integridade. Isso lhes proporcionará competências essenciais para o seu desenvolvimento integral e para o vínculo social saudável e de qualidade.

Os valores são aprendidos por meio do exemplo e nunca apenas por falar. Você sempre terá que ser o melhor modelo para que seu filho possa aprender o que você realmente deseja que ele seja na vida. Seja o seu melhor exemplo, esforce-se por isso e com o passar dos anos ficará agradavelmente surpreendido.

As crenças

Não estamos nos referindo a crenças religiosas, que isso é algo pessoal de cada um e de cada família. Referimo-nos a acreditar em si mesmo, na família, acreditar nos sonhos e saber que com esforço eles podem ser realizados.

Acreditam. Acredite que é possível. Que não há mais limites do que a imaginação quer estabelecer. Isso lhe dará motivação suficiente para que nada nem ninguém o impeça na vida.

Ter esperança

Sem esperança, não há nada nesta vida. A esperança deve estar acima de tudo. Sem esperança, não há motivação para fazer nada. A esperança é geradora de ilusões e, graças a ela, serão reunidas as forças necessárias para lutar por objetivos.

Junto com tudo isso, queremos destacar a empatia, pois sem ela a depressão e os transtornos mentais aparecerão repentinamente. Sem empatia e sem compreender as emoções, não podemos ser pessoas funcionais nesta vida.

Por isso, é fundamental que as emoções sejam trabalhadas com as crianças desde pequenas, pois embora não a tenhamos marcado como pilar, a empatia e o trabalho das emoções são a base de tudo. Sem isso, não há pilares … nem nada.

Compreender as suas próprias emoções e as dos outros irá ajudá-lo a ter confiança em si mesmo, a ter um pensamento crítico e a ser capaz de gerir as suas emoções mais intensas, mesmo nos momentos mais críticos que a vida possa apresentar.