Se você ensina seu filho a perder, você dá a ele oportunidades de crescer

A maioria dos pais deseja abrir caminho para seus filhos. Eles gostariam que eles não tivessem que lidar com derrotas, contratempos, fracassos e problemas. É um desejo compreensível. No entanto, a força emocional e a resiliência são construídas na adversidade, testando nossa força e desenvolvendo novas habilidades necessárias para resolver problemas. Portanto, não ensinar as crianças a perder, lidar com a frustração ou lidar com os problemas por conta própria significa tirar oportunidades valiosas de crescimento.

O experimento científico que demonstrou a importância do esforço infantil

Foi na década de 1990 quando dois psicólogos da Universidade de Columbia conduziram um experimento muito interessante com crianças entre 10 e 12 anos. Esses pesquisadores deram a todas as crianças um teste de inteligência para avaliar seu desempenho, mas deram um feedback falso.

Algumas crianças foram informadas de que tinham se saído bem, indicando que haviam resolvido 80% dos problemas corretamente. Outro grupo foi informado de que eram pequenos gênios e que haviam resolvido bem todos os problemas, e um terceiro grupo não foi informado dos resultados.

Posteriormente, deram às crianças uma escolha entre duas tarefas: um desafio muito difícil que implicava a possibilidade de fracasso, mas também permitiria que aprendessem, e uma tarefa mais fácil que poderiam fazer sem problemas, mas que não lhes traria nenhum aprendizado.

Quase 65% das crianças que foram elogiadas e rotuladas como “gênios” optaram pela tarefa fácil. No final, quando os psicólogos submeteram novamente todas as crianças a uma série de testes semelhantes aos primeiros, os menores que haviam sido classificados como “gênios” obtiveram as notas mais baixas e até mesmo seu próprio desempenho piorou em relação aos resultados. iniciais.

Este estudo mostrou que a tendência de evitar a frustração e o fracasso nas crianças pode ser contraproducente, além de levá-las a pensar que não precisam se esforçar para alcançar bons resultados.

Quando os pais mantêm os filhos em uma bolha e elogiam suas habilidades e aptidões em vez de recompensar o esforço, é comum o medo do fracasso. Para evitar esse fracasso, as crianças preferem escolher situações nas quais se sintam confortáveis ​​e que lhes permitam afirmar essas habilidades e aptidões.

O problema é que ficar continuamente na zona de conforto não lhes permite aprender porque o crescimento ocorre justamente quando deixamos o conhecido e enfrentamos novos desafios que nos fazem testar nossas habilidades ou exigem que desenvolvamos novas habilidades. Dessa forma, impedir que as crianças sofram falhas torna-se uma limitação para suas vidas.

Perder faz parte da vida

Quando as crianças ganham, elas têm uma sensação de empoderamento, sem dúvida essencial para sustentar sua auto-estima. Vencer faz com que se sintam orgulhosos de si mesmos, mostra que são bons em alguma coisa e aumenta sua autoconfiança.

No entanto, perder propositalmente nos jogos, hábito de muitos pais para fazer os filhos se sentirem bem, não os ajuda, mas sim priva-os da possibilidade de desenvolverem os recursos psicológicos de que precisam para lidar com derrotas e falhas no jogo. vida real.

Se uma criança não perde, não comete erros e não fica frustrada, ela não será capaz de aprender a lidar com esses sentimentos e, quando os enfrentar na vida real, provavelmente se envolverá em estratégias de enfrentamento disfuncionais.

Ao contrário, quando uma criança perde ou comete um erro, ela entende que, afinal, não é uma experiência tão negativa ou terrível. Ele descobre que perder não é o fim do mundo e pode aprender que a vida é cheia de segundas chances.

As crianças podem achar injusto perder ou ficar com raiva no começo, mas os pais podem aproveitar esta oportunidade para explicar que todos nós temos habilidades diferentes e que é impossível ser bom em tudo, então haverá momentos em que outros nos puxarão para fora. vantagem. Isso ajudará as crianças a desenvolver uma autoimagem mais realista e a ter consciência de seus pontos fortes e habilidades, mas também a tomar nota de suas limitações e fraquezas.

Perder , por outro lado, mostra às crianças a necessidade de trabalhar muito para ter sucesso ou atingir seus objetivos. Aprenderão assim que as coisas boas não acontecem simplesmente, mas que é necessário fazer um esforço para as alcançar.

Por fim, a experiência de lidar com a perda ajuda a criança a desenvolver empatia. Permite-lhes compreender como as outras crianças se sentem quando ganham, para que possam assumir uma atitude mais assertiva nas suas relações interpessoais.

Procurando o equilíbrio certo

Tudo isso não significa que as crianças tenham que se expor continuamente à derrota e a situações que geram frustração.  A parte do cérebro que ajuda as crianças a administrar as emoções poderosas que causam perdas e derrotas é uma das últimas a se desenvolver, portanto, elas precisam de muita ajuda para lidar com esse tipo de situação.

Se a criança sempre perde, experimenta o fracasso repetidas vezes e é exposta a situações que excedem suas habilidades, gerando frustração, essas experiências podem ser emocionalmente devastadoras. A chave, como em tudo na vida, é medir sucessos e fracassos, derrotas e vitórias.

Dessa forma, pode-se estimular na criança uma mentalidade de crescimento, para que ela entenda a importância do esforço e consiga ver os obstáculos como desafios. Na verdade, se os pais administrarem uma perda de maneira adequada, ela pode se transformar em uma pequena vitória para o filho.

Um dos segredos para isso é ensinar as crianças a não competir com os outros, mas consigo mesmas. O segredo nem sempre é ser o primeiro do grupo, mas melhorar continuamente. Não se trata de criar um “vencedor”, mas de criar uma criança confiante, que tem mais probabilidade de desenvolver uma “atitude capaz”, uma criança que está motivada para dar os próximos passos que lhe permitirão alcançar objetivos maiores. na vida.