Guia de horas de estudo para seus filhos

Quantas horas seus filhos estudam por dia? Talvez você pense que o tempo que passam estudando é pouco ou, pelo contrário, que não é suficiente porque os resultados não são o que eles esperam. Na realidade, o tempo de estudo não deve ser valorizado pelo número de horas que a criança gasta aprendendo, mas sim pela qualidade do tempo gasto. Menos tempo é melhor, mas com qualidade superior.

Na verdade, os filhos devem ser crianças e não precisam passar o dia todo estudando longe disso, nem é apropriado que passem horas e horas fazendo os deveres de casa depois de terem passado grande parte do dia na escola. Devem ter tempo livre, brincar, divertir-se e estar com a família.

Para isso, é importante e necessário que os pais estejam cientes do máximo de horas que seus filhos devem passar diante dos livros e não os obriguem a ficar mais. Embora os resultados nem sempre sejam os esperados. Na verdade, as crianças não devem ser recompensadas apenas pelos resultados, mas pelo esforço.

Lidando bem com o ano escolar

Portanto, se você deseja que seus filhos enfrentem bem o ano letivo, é necessário que eles aprendam, mas tenham as ferramentas necessárias para isso. Eles devem estar cientes de que esforço é necessário para obter bons resultados e, dessa forma, os hábitos de estudo aparecerão por conta própria, uma vez que você os ensine o que fazer.

Em primeiro lugar, você deve levar em consideração não apenas sua idade, mas também sua capacidade de aprender e quão maduro ele está no momento. Depois de chegar a esse ponto, você terá que avaliar quantas horas eles terão para estudar de acordo com sua idade.

Concentração e estudo

Como seus filhos se concentram? Porque se você tem filhos que têm dificuldade para se concentrar, você deve levar isso em consideração. Por que isso é tão importante? Porque às vezes, as crianças precisam mais do que podem realizar, exigindo níveis de concentração para quem não está preparado e, portanto, se frustra facilmente. Com essa frustração surgem os sentimentos de insegurança e incapacidade que, com o tempo, podem ocasionar um indesejável fracasso escolar para eles.

Nesse sentido, é necessário optar por um tempo real de estudo onde as crianças o marcam em função do seu próprio ritmo. Para que uma criança seja capaz de aprender e absorver bem as informações, além de incutir o valor do esforço e estabelecer certas diretrizes para hábitos de estudo, é necessário levar em consideração seu ritmo evolutivo e o tempo que consegue aprender sem se sobrecarregar.

Isso significa que é melhor definir ritmos de estudo curtos, especialmente em crianças pequenas, e aumentar gradualmente quando você perceber que elas começam a responder corretamente neste momento.

Guia de horas de estudo para seus filhos

Claro, e antes de começar com o guia de horas de estudo, também deve-se ter em mente que as crianças precisam de momentos de descanso para que suas mentes possam se distrair um pouco, antes de voltar ao foco novamente.

  • 6 anos. Se seu filho tem 6 anos, ele manterá uma atenção de 10 a 30 minutos, sendo 30 minutos improvável. Aos poucos e com bons hábitos de estudo, você começará a entender que deve sentar-se um pouco para fazer o dever de casa.
  • 7 anos. Sua capacidade de atenção pode aumentar para 35 minutos. Saber que precisa se sentar para fazer o dever de casa, mas ainda pode precisar lembrá-lo regularmente.
  • 8 anos. Nessa idade, o tempo de atenção aumenta para 40 minutos, mas você também deve lembrá-los da importância do esforço e de sentar-se todos os dias para fazer suas tarefas.
  • Nove anos. Você pode manter sua atenção por até 45 minutos e, com bons hábitos de estudo, saberá que deve sentar-se à mesa sem ser lembrado.
  • 10 anos. Você pode ter até 50 minutos de atenção e começar a fazer o dever de casa de forma autônoma, mas ainda precisará de ajuda para entender alguns conceitos que são abstratos para você.
  • Mais de 10 anos. A partir dessa idade, o tempo ideal de estudo seguido é de 1 hora, com um intervalo de 10 minutos correspondente. Os padrões de descanso são essenciais para a mente recuperar a energia.

Este guia de cronograma de estudos não é algo que você deva ser inflexível, longe disso! Na verdade, as crianças precisam de flexibilidade para que, dessa forma, possam se concentrar melhor e se sintam compreendidas e ouvidas em todos os momentos. É necessário levar em consideração suas emoções para que possam realizar suas tarefas, a motivação para tal tarefa e também, a dificuldade da mesma.

Ajude seus filhos nos deveres de casa e, aos poucos, retire essa ajuda até que eles consigam pensar e fazer suas coisas de maneira mais autônoma, mas estando ao seu lado sempre que precisarem.