Como incluir o método silábico na sala de aula

Você conhece o método silábico para ensinar as crianças a ler com mais eficácia? O método silábico foi desenvolvido por Samuel Heinicke e Federico Gedike, dois renomados pedagogos. Eles queriam encontrar uma técnica que tornasse o aprendizado da leitura mais fácil para as crianças e conseguiram isso com seu método que usa sílabas e suas combinações para facilitar o processo. O método silábico é como uma derivação do método fonético. Antes que as crianças entendam as sílabas, elas precisam conhecê-las separadamente para combiná-las.

Nas salas de aula

Este método permite que as crianças reconheçam e usem as letras do alfabeto corretamente e combinem letras e sílabas corretamente de acordo com o idioma que conhecem. É necessário colocá-lo em prática em sala de aula para que as crianças aprendam seu bom uso em todas as suas variações. Para isso, você deve levar em consideração algumas coisas.

Aprenda vogais e consoantes

As crianças têm que aprender vogais e consoantes e, portanto, durante o aprendizado do método silábico, elas se concentrarão primeiro nas vogais e depois nas consoantes. Para isso:

  • Vogais: aprender aeiou na leitura e na escrita. As crianças identificarão e lerão em voz alta o som e a grafia correspondente.
  • Consoantes: não são ensinadas isoladamente, mas aprendidas junto com as vogais. É por isso que aprender vogais é tão importante fazê-lo de antemão. Em seguida, as vogais são unidas às consoantes e as sílabas simples são formadas: pa-pe-pi-po-pu, la-le-li-lo-lu, al-el-il-ol-ul, etc. As crianças se familiarizarão com o aprendizado dos sons de cada uma das letras.

Na sala de aula pode ser representado com ladrilhos de cores diferentes, uma cor para as vogais, outra cor para as consoantes e terceiros ladrilhos para as sílabas combinadas. Desta forma, a aprendizagem é mais visual e para as crianças muito mais fácil.

Aprenda sílabas

Uma vez consolidado o ponto anterior, é importante continuar trabalhando para conseguir a compreensão e o bom uso das sílabas para formar as palavras. O método silábico é um processo progressivo, o que significa que o método vai do mais fácil ao mais difícil à medida que as crianças vão adquirindo e compreendendo os conceitos.

Existem alguns exercícios que são fundamentais para todo esse aprendizado:

  • Sílabas combinando consoante-vogal: pla, bre, bru, pro… pronuncie a pronúncia e soletrar combinando vogais e consoantes.
  • Sílabas em ordem inversa: seriam sílabas onde a vogal vai primeiro e depois a consoante (al, ar, er, el, etc).

Aprender dessa forma ajudará as crianças a descobrir como a mesma consoante pode mudar sua pronúncia simplesmente combinando-a com vogais diferentes. Um exemplo claro seria o “r”, que não é o mesmo que dizer: “rosa” que “orbita”. Ambos “r” estão com o, mas dependendo de onde ele está localizado, é pronunciado de forma diferente.

Forme frases e leitura abrangente

Uma vez que tudo isso tenha sido alcançado, será hora de começar a formar frases e para que as crianças entendam a leitura que estão fazendo. Não se trata mais apenas de decodificar palavras, trata-se de compreender o que é lido e expressar o que está escrito.

Nesse sentido, o objetivo do método silábico é sempre que as crianças aprendam a ler e escrever corretamente, de forma simples. Isso eles fazem, eu entendo o que eles lêem e sei o que eles querem escrever. A leitura e a escrita são promovidas e as crianças se sentem motivadas a fazer as coisas cada vez melhor.