Como incluir o método silábico na sala de aula


Você conhece o método silábico para ensinar as crianças a ler com mais eficácia? O método silábico foi desenvolvido por Samuel Heinicke e Federico Gedike, dois renomados pedagogos. Eles queriam encontrar uma técnica que tornasse o aprendizado da leitura mais fácil para as crianças e conseguiram isso com seu método que usa sílabas e suas combinações para facilitar o processo. O método silábico é como uma derivação do método fonético. Antes que as crianças entendam as sílabas, elas precisam conhecê-las separadamente para combiná-las.

Nas salas de aula

Este método permite que as crianças reconheçam e usem as letras do alfabeto corretamente e combinem letras e sílabas corretamente de acordo com o idioma que conhecem. É necessário colocá-lo em prática em sala de aula para que as crianças aprendam seu bom uso em todas as suas variações. Para isso, você deve levar em consideração algumas coisas.

Kit Alfabetização Só Escola

Aprenda vogais e consoantes

As crianças têm que aprender vogais e consoantes e, portanto, durante o aprendizado do método silábico, elas se concentrarão primeiro nas vogais e depois nas consoantes. Para isso:

  • Vogais: aprender aeiou na leitura e na escrita. As crianças identificarão e lerão em voz alta o som e a grafia correspondente.
  • Consoantes: não são ensinadas isoladamente, mas aprendidas junto com as vogais. É por isso que aprender vogais é tão importante fazê-lo de antemão. Em seguida, as vogais são unidas às consoantes e as sílabas simples são formadas: pa-pe-pi-po-pu, la-le-li-lo-lu, al-el-il-ol-ul, etc. As crianças se familiarizarão com o aprendizado dos sons de cada uma das letras.

Na sala de aula pode ser representado com ladrilhos de cores diferentes, uma cor para as vogais, outra cor para as consoantes e terceiros ladrilhos para as sílabas combinadas. Desta forma, a aprendizagem é mais visual e para as crianças muito mais fácil.

Aprenda sílabas

Uma vez consolidado o ponto anterior, é importante continuar trabalhando para conseguir a compreensão e o bom uso das sílabas para formar as palavras. O método silábico é um processo progressivo, o que significa que o método vai do mais fácil ao mais difícil à medida que as crianças vão adquirindo e compreendendo os conceitos.

Kit Só Escola Autismo

Existem alguns exercícios que são fundamentais para todo esse aprendizado:

  • Sílabas combinando consoante-vogal: pla, bre, bru, pro… pronuncie a pronúncia e soletrar combinando vogais e consoantes.
  • Sílabas em ordem inversa: seriam sílabas onde a vogal vai primeiro e depois a consoante (al, ar, er, el, etc).

Aprender dessa forma ajudará as crianças a descobrir como a mesma consoante pode mudar sua pronúncia simplesmente combinando-a com vogais diferentes. Um exemplo claro seria o “r”, que não é o mesmo que dizer: “rosa” que “orbita”. Ambos “r” estão com o, mas dependendo de onde ele está localizado, é pronunciado de forma diferente.

Forme frases e leitura abrangente

Uma vez que tudo isso tenha sido alcançado, será hora de começar a formar frases e para que as crianças entendam a leitura que estão fazendo. Não se trata mais apenas de decodificar palavras, trata-se de compreender o que é lido e expressar o que está escrito.

Nesse sentido, o objetivo do método silábico é sempre que as crianças aprendam a ler e escrever corretamente, de forma simples. Isso eles fazem, eu entendo o que eles lêem e sei o que eles querem escrever. A leitura e a escrita são promovidas e as crianças se sentem motivadas a fazer as coisas cada vez melhor.



  • Deixe um Comentário