Ícone do site SÓ ESCOLA

Os direitos das crianças

Os direitos das crianças

Os direitos das crianças

Em 1989 , todos os países pertencentes às Nações Unidas (ONU ) assinaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. Este tratado internacional muito importante reúne os direitos das pessoas com menos de 18 anos. Evidentemente, destaca que não há nenhum tipo de distinção ou exclusão: não importa sua origem, etnia, sexo, religião, nível cultural, idioma, situação econômica … Todos, absolutamente todos, estão sob a proteção da Convenção.

Os direitos das crianças

De acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança, eles são os seguintes:

Convenção sobre os Direitos da Criança também estabelece que crianças e adultos têm o direito de conhecer todos os artigos que a compõem. Esta tarefa de divulgação corresponde aos estados signatários.

Por fim, deve-se notar que cada país deve preparar relatórios internos sobre o cumprimento desses compromissos. Esses relatórios são enviados periodicamente ao Comitê dos Direitos da Criança , um órgão especializado independente encarregado de supervisioná-los.

Quais os países que ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança?

A partir de 2020 , a ONU é composta por todos os países reconhecidos como nações soberanas, além de dois estados que não são membros, mas são representados como observadores. No total, 195 países. Todos ratificaram a Convenção, exceto os Estados Unidos.

Dia Universal da Criança

20 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Criança em todo o mundo. O dia foi escolhido porque era a data exata em que a Convenção sobre os Direitos da Criança foi aprovada em 1989.

Sair da versão mobile