Inep convida entidades de educação para o debate sobre datas de aplicação do Enem 2020

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ouviu a opinião dos inscritos no exame através de uma enquete. Ontem, quinta feira, dia 02, Alexandre Lopes, presidente do INEP, reuniu-se com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas, em encontro virtual.

Com aproximadamente 40 participantes, estavam debatendo a melhor forma de conciliar os interesses dos estudantes com o final do ano letivo e o calendário acadêmico para 2021.

“A data do Enem interfere na vida do estudante de várias formas, tanto pelos aspectos de sua formação precedente, com o término da escolarização básica, quanto pela futura entrada na educação superior. Nós nos propusemos a ouvir a opinião dos inscritos e agora buscamos o diálogo com as redes de ensino e entidades ligadas às instituições de ensino superior, públicas e privadas, para construirmos juntos a melhor alternativa”, explica o presidente. “O esforço é pela conciliação”, complementa Alexandre. 

Resultado da enquete dos participantes

Cerca de 20% do total de inscritos para o ENEM 2020 responderam a enquete. (49,7%) optou por realizar o Enem em maio de 2021.

Outros 35,3% dos participantes escolheram janeiro e o restante, que totalizam 15% optaram por dezembro.

Não deixe de ver: Novo aplicativo do Enem terá simulado para facilitar os estudos.