Ícone do site SÓ ESCOLA

Ideias para Atividades psicomotoras

Ideias para Atividades psicomotoras

Ideias para Atividades psicomotoras

Reunimos nesta postagem diversas Ideias para Atividades psicomotoras.

Excelentes sugestões para trabalhar com crianças das series iniciais (Educação Infantil).

A psicomotricidade é  união do psiquismo e a motricidade, a ligação entre o cérebro e o corpo, a mesma esta articulada com os campos científicos como a Neurologia, a Psicologia e a Pedagogia.

A psicomotricidade surgiu entre os séculos XIX e XX precisamente por um médico neurologista, e este termo começou a ser utilizado no ano de 1870, e no Brasil foi norteada pela escola francesa.

Percebe- se grande dificuldade nos alunos no qual não foi trabalhado a motricidade, tendo portanto dificuldade nos anos posteriores devido a falta estabilidade ao fazer tarefas que parecem por si só simples, como por exemplo o recortar, o correr, o bater uma bola no chão fazendo com que a mesma volte, o pegar no lápis entre outras.

O professor deve ser um constante pesquisador para que assim perceba a importância das atividades psicomotoras, pois os professores que são leigos na área e/ ou sobre este assunto criticam o brincar, o recortar dizendo que são atividades inúteis.

O aluno que possui desde o inicio de sua vida escolar estes tipos de atividade  tem uma maior probabilidade de desenvolvimento físico e mental.

FONSECA argumenta que no jogo a criança tem a oportunidade de estruturar o seu esquema corporal, a sua relação com o espaço e o tempo, a ampliar a utilização do perceptivo motor e ainda estampar sua afetividade, proporcionando o desencadear de suas emoções.

É brincando que a criança aprende a trabalhar suas frustrações na medida em que perde ou ganha. Esse fator torna-se inerente ao crescimento e fortalece emocionalmente o indivíduo e as relações com o outro. Neste caso ganham importância vital, pois a criança necessita compartilhar momentos coletivos para satisfazer a vontade de jogar e aprender a conviver no grupo (KISHIMOTO, 1996).

Sair da versão mobile