Dicas para incentivar um bom desenvolvimento emocional em crianças

A habilidade emocional não é algo que se tem desde o nascimento, ou seja, não é inato, deve ser aprendido durante a infância. É importante que os pais conheçam algumas técnicas para poder desenvolver e promover habilidades emocionais em crianças desde a mais tenra infância.

Incentivar o desenvolvimento emocional das crianças

Em seguida, forneceremos algumas chaves simples para que seus filhos possam desenvolver a maturidade emocional que é tão importante para a vida.

1. Aceite seu filho

É importante que você aceite seu filho incondicionalmente, mostre seu amor e sua aceitação, não importa o que aconteça. É necessário que você desenvolva sua própria identidade. Isso afetará todas as relações interpessoais que você tiver no futuro.

2. Seja amoroso

Todas as crianças precisam de contato físico e emocional. Para ter um bom desenvolvimento cerebral, seu bebê deve ter muito contato físico ao longo do dia. É tão importante quanto qualquer necessidade básica (como comer ou dormir). Dê carinho ao seu filho sempre que puder e também mostre carinho ao seu parceiro na frente dos seus filhos. Dessa forma, você pode modelar um relacionamento saudável, algo que afetará os relacionamentos futuros do seu filho.

3. Mantenha uma boa comunicação

É importante que você fale com seu filho frequentemente e com uma voz calma e amorosa. Falar é a melhor maneira de se comunicar e também de se conectar emocionalmente. Juntamente com o contato físico, a comunicação verbal constante é necessária para o bom desenvolvimento emocional do seu filho.

4. Ouça

Falar é tão importante quanto ouvir. Nunca se esqueça de ouvir seus filhos, mas faça isso de verdade! Enquanto eles conversam com você, não olhe para o celular. Você precisa ter tempo para parar e ouvir o que eles estão dizendo a você o tempo todo. O que quer que eles estejam dizendo, responda de coração.

5. Crie um ambiente seguro e calmo em casa

O ambiente doméstico é crucial para o desenvolvimento emocional de seus filhos. O ambiente familiar deve ser organizado e pacífico. Dessa forma, você pode criar uma atmosfera saudável para aprender através da descoberta sem medo e com respeito mútuo. Um ambiente seguro e calmo dará às crianças a sensação importante de segurança física e emocional.

Nesse sentido, sua casa também deve ser um local fisicamente seguro para seus filhos explorarem sem medo ou restrições. Objetos frágeis ou valiosos não precisam estar ao seu alcance e aqueles que são perigosos devem ser bem mantidos. Se uma criança cresce em um ambiente inseguro, os pais devem evitar explorá-la o tempo todo, embora se a criança ouve muito “tenha cuidado” ou “não toque nisso”, ela não se sentirá segura e poderá criar inseguranças em sua vida.

6. Muito tempo de jogo!

Brincar é a melhor maneira de as crianças aprenderem e desenvolverem sua maturidade emocional. Além disso, participar de brincadeiras simbólicas ensina as crianças a expressar como é a brincadeira e, assim, entender melhor suas emoções e entender os outros. As crianças ensaiam várias situações através do jogo. Jogos de água, areia ou plasticina são ideais para aliviar a tensão emocional.

7. Você deve sempre estar disponível

Quando seus filhos precisam de você, você deve sempre estar disponível. Faça um esforço para parar o que está fazendo e deixe seus filhos verem que você está ao lado deles. O tempo que você tem com seus filhos pequenos é limitado, pois eles crescem muito rápido e aprendem quase tudo com você. Não se distraia enquanto os ouve e dê toda a atenção. Vá além, se precisar, para não assistir ao telefone o tempo que passa com seus filhos. Estar emocionalmente disponível para uma criança é tão importante quanto atender às suas necessidades físicas.

8. Tenha tempo para eles

Além de estar disponível para seus filhos, também é importante que você encontre tempo durante o dia para passar com seus filhos. Um tempo de qualidade que não é cheio de telas  ou faz outras coisas além de prestar atenção nele.

O tempo é limitado, mas sempre será dividido entre as coisas que você mais prioriza. Outras coisas podem ou não ser adiadas, mas o tempo com seus filhos é um investimento em seu vínculo e é muito fugaz e nunca voltará; portanto, você deve aproveitar ao máximo.

9. Mantenha suas promessas

As crianças aprendem muito rapidamente se podem confiar em um adulto ou não. É vital manter sempre as promessas que você faz. Um relacionamento positivo entre pais e filhos só pode ser formado através da confiança mútua. Isso também os ensina a estabelecer relacionamentos de confiança com os outros ao longo da vida.

10. Incentive a troca de emoções

Ensine seu filho a compartilhar abertamente suas emoções. Converse com frequência sobre como você se sente e como seu filho se sente. Quais são os sentimentos que você experimenta após um conflito ou situação que o torna temporariamente emocionalmente instável. Ensine aos seus filhos que meninos e meninas experimentam as mesmas emoções e nunca minimizam uma emoção baseada em gênero.