O Camelo e o Porco

 O Camelo e o Porco – Fábula para crianças.

As fábulas são um excelente recurso para educar as crianças de uma maneira divertida e diferente. São histórias curtas cujos protagonistas são geralmente animais ou elementos inanimados que recebem características humanas para destacar alguns comportamentos e transmitir certos ensinamentos e valores.

Eles são uma ferramenta muito eficaz para promover a reflexão em crianças e estimular o pensamento crítico, enquanto dão liberdade à sua imaginação e aprimoram sua criatividade. 

Veja tabém:

O Camelo e o Porco

Um camelo e um porco tiveram a oportunidade de se encontrar em um país distante e, como nenhum deles havia visto o outro antes, começaram a se gabar de suas qualidades.

“A maior distinção vem de ser alto”, disse o camelo. Olhe para mim porco, veja como eu sou alto!

O porco olhou para o camelo, mas não se sentiu inferior a ele.

“Você está errado, camelo”, argumentou o porco. “Não há nada no mundo tão importante quanto ter baixa estatura”. Olhe e admire o quão baixo eu sou!

O camelo olhou para o porco sem mudar de idéia:

“Este assunto deve ser resolvido pela prova”, disse ele. Se não puder mostrar que ser alto é melhor, removerei minha corcunda.

“Ok, eu aceito o teste”, respondeu o porco. Se eu não puder lhe mostrar que ser menor é melhor, vou tirar o focinho.

Assim, o camelo e o porco viajaram juntos para descobrir qual dos dois era o mais distinto e importante. Com o passar do tempo, chegaram a um jardim completamente cercado por um muro de pedra em que não havia portão.

O camelo estava em frente ao muro para observar as plantas crescendo abundantemente no jardim. Depois, esticou o pescoço comprido por cima do muro e comeu as mais suculentas folhas e caules. No final do seu banquete, ele se aproximou do porco, que estava de pé junto à parede sem poder ver as coisas deliciosas no jardim.

“O que você prefere ser alto ou baixo?” Perguntou ao camelo quando eles retomaram sua marcha.

O porco não respondeu.

Logo, eles chegaram a um segundo jardim, cercado por um muro muito, muito alto. No final do muro havia uma porta muito pequena. O porco abriu a porta e entrou no jardim. Então ele comeu os legumes maduros que encontrou lá e saiu rindo do camelo, que não conseguia passar pela porta ou alcançar a parede.

“O que você prefere ser alto ou baixo?” Perguntou o porco.

Mas o camelo não respondeu.

Os dois ponderaram o assunto por um longo tempo e decidiram que o camelo tinha suas razões para manter sua corcunda e o porco para manter seu focinho. Porque é bom se distinguir sendo alto quando você precisa de altura e, às vezes, também é importante ser baixo.

Moral: Não se compare aos outros, ser diferente não significa ser inferior.