Atividades de Leitura e Escrita de Numerais

Confira nesta postagem algumas Atividades de Leitura e Escrita de Numerais, prontas para copiar e imprimir e aplicar em seus alunos das series iniciais em sala de aula ou como tarefa para casa.

Atividades de Leitura e Escrita de Numerais – Para imprimir

Atividades de Leitura e Escrita de Numerais

Outras Atividades

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre os números. Você poderá indagar um aluno por vez ou questionar a turma de maneira geral, porém é importante que você registre as respostas na lousa (não se esqueça de numerá-las). Pergunte, por exemplo:

  1. Qual é o maior número que você conhece?
  2. Se eu precisar ir até a sua casa para gente conversar, você sabe me dizer qual é o número da sua casa?
  3. Você anda de ônibus? Você observa o número dos ônibus que anda?
  4. Você já veio para escola de ônibus? Sabe me dizer qual o número dele?
  5. Você anda de carro? Já observou os números que estão escritos na placa? Você quer anotá-los na lousa? Como se lê esse número?
  6. Você gosta de assistir televisão? Qual canal você mais gosta de assistir?
  7. Dos números que vocês me falaram, qual deles é o maior?
  8. Para que servem os números? (Esta resposta vai variar de acordo com a faixa etária e nível de seus alunos. Possíveis respostas de alunos de 6/7 anos, para: contar, olhar no calendário, fazer contas, calcular quantos anos nós temos, saber o dia do aniversário, ver as horas, pagar, saber quanto custa, usar a calculadora, saber quanto a gente pesa, saber o nosso tamanho. Respostas de crianças de 7/8 anos, para: fazer contas, fazer atividades de matemática,  ir bem na prova de matemática, passar de ano, contar as coisas, saber as horas, contar dinheiro, dentre outras).
  9. Vocês acham que os números são importantes em nossas vidas? Justifiquem suas respostas.

Ouça as respostas, acrescente novos questionamentos de acordo com a realidade de sua sala de aula.

Em seguida, entregue uma ficha com o modelo a seguir, pedindo que os alunos leiam e respondam o questionamento registrado nela. (Você poderá fazer o questionamento oral ou escrito, vai depender do nível de seus alunos. Recolha as fichas e analise-as. Esta atividade será mais um elemento para que você possa diagnosticar os conhecimentos de seus alunos. Com base nela, é possível elaborar um mapa dos saberes da turma e planejar suas ações, os agrupamentos e as intervenções. Em momento oportuno iremos utilizá-lo.).

Até quanto você sabe contar em voz alta? E até quanto você sabe anotar?