Atividades com Gênero Textual Parlenda

Selecionamos nesta postagem maravilhosas sugestões de Atividades com Gênero Textual Parlenda, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais.

As parlendas são combinações de palavras com temática infantil, que fazem parte do folclore brasileiro. Passadas de geração em geração, as parlendas são rimas usadas como brincadeira pelas crianças.

As parlendas costumam ser rimadas e têm ritmo e métrica quando recitadas. As rimas costumam ser fáceis e ajudam as crianças no desenvolvimento da memorização.

Uma das modalidades de parlenda são os trava-línguas, um jogo verbal em que deve se falar rapidamente uma concentração de palavras com sonoridades similares e sílabas difíceis.

Também recomendamos: Atividades sobre o gênero textual Panfleto e Sequência Didática para trabalhar Gênero Convite.

Como são tradições da oralidade, existem inúmeras variações para cada parlenda e não se conhece suas autorias. Algumas parlendas fazem parte da tradição popular brasileira há décadas.

De origem latina, a palavra parlendas deriva de “parlare”, que significa falar, conversar.

Atividades com Gênero Textual Parlenda – Para imprimir

As atividades foram elaboradas pela professora Eleúzia de Barueri, São Paulo, com foco na alfabetização e letramento, para que as crianças aprendam brincando.