Atividades sobre o gênero textual Panfleto

Reunimos nesta postagem diversas Atividades sobre o gênero textual Panfleto. Excelentes sugestões para trabalhar com as series iniciais.

A história do panfleto é mais antiga do que se imagina. O termo surgiu ainda na Idade Média, para designar todos os materiais que eram entregues nas ruas e não eram documentos ou publicações oficiais. Como geralmente tinham uma página só, logo o termo passou a ser usado para se referir ao material de propaganda que é distribuído.

Hoje em dia, tem-se um significado mais genérico de o que é um panfleto. O material costuma ser feito em grande quantidade e ser bastante simples. Atualmente, é feito geralmente em folhas de A5 ou A6. Costumam ter poucas cores e serem feitos em papel comum.

Confira também: Atividades sobre Parágrafo.

Atividades sobre o gênero textual Panfleto

Leia o panfleto a seguir, observando cuidadosamente a ilustração, o título da campanha e as demais informações do texto.

Atividades sobre o gênero textual Panfleto

Você já deve ter observado várias campanhas semelhantes a essa, com o objetivo de esclarecer e orientar a população sobre um determinado assunto e persuadi-la a tomar certos cuidados ou a colaborar com uma determinada ação. A esse texto chamamos de panfleto.

Veja, então, uma definição de panfleto:

Panfleto pode ser definido como um “texto publicitário curto, impresso em folha avulsa, com distribuição corpo a corpo feita em locais de grande circulação”.

ATIVIDADES

  • Analisando os panfletos…
  • Após a leitura do panfleto acima, você deve ter observado que os textos de campanha comunitária têm por finalidade incentivar a população a participar de uma causa de interesse geral. O locutor (emissor) pode ser um órgão público ou particular e o destinatário é o público em geral. Em campanhas públicas, como as descritas acima, o suporte pode ser o panfleto, o cartaz, os jornais e as revistas, como também a internet.

Vamos analisar o seguinte panfleto:

Atividades sobre o gênero textual Panfleto

1) O panfleto acima faz parte de uma campanha comunitária. Qual é o objetivo dessa campanha?

2)-A estrutura dos panfletos é variável, mas geralmente esse gênero é formado por um texto verbal, uma imagem, um título chamativo e, às vezes, um subtítulo.Qual é o título do panfleto?

3)Há algum subtítulo? Se há, transcreva-o e explique o seu sentido.

Em geral, os panfletos de campanha comunitária costumam apresentar, logo abaixo do texto, um logotipo ou outro modo de identificação da entidade ou órgão responsável pela mensagem que está sendo divulgada.

4)Quem é o emissor do texto da campanha comunitária acima?

5)A quem se destina esse panfleto?

No panfleto, é importante que a linguagem seja clara, objetiva, com o emprego da variante formal padrão da língua. Além disso, é notável o emprego de argumentos e instruções com verbos no modo imperativo.

6) Que variedade linguística foi usada no panfleto?

7) Houve a utilização de verbo no modo imperativo? Se sim, destaque-o(s) e justifique a sua utilização nesse tipo de texto.

8) Há instruções e argumentos no texto do panfleto? Caso haja, justifique com partes do texto.

_

Leia o panfleto de um colégio público:

Atividades sobre o gênero textual Panfleto

1. Sobre o que está sendo panfletado?

2. O nível de linguagem empregado (formal ou informal) está adequado? Por quê?

3. Qual a linguagem utilizada (verbal, visual ou mista)? Por quê?

4. Qual é o público alvo deste panfleto?

5. Que informações importantes foram usadas neste panfleto?

6. Na sua opinião, o panfleto analisado cumpre o seu objetivo? Justifique sua resposta.

# Produção textual:

Elabore o esboço (rascunho) de um panfleto para divulgar um produto real ou imaginário.