Quatro características de uma mente ansiosa

Quatro características de uma mente ansiosa – Muitos de nossos problemas de humor derivam de nossa ansiedade mental. Por outro lado, essa tendência à ansiedade que algumas pessoas têm é sensível a quatro pilares. Assim, agindo sobre eles, pode ser atenuado.

Ter uma mente ansiosa pode ser uma fonte de tortura . Então, quem não experimentou, em algum momento, nestes tempos modernos, o flagelo da ansiedade? Quem não teve que negociar com os nervos para continuar com um projeto?

Assim, nossas experiências cotidianas podem fazer-nos intuir como os transtornos de humor e ansiedade podem se tornar inimigos tão formidáveis . Falamos de um tipo de vento contra o que atrasa nosso progresso.

Portanto, escrevemos este artigo no qual você pode descobrir as características mais importantes de pessoas com tendência à ansiedade, seja por seu caráter ou por sua disposição vital. Assim, se você também tiver uma mente ansiosa, poderá entender melhor o que acontece com você como ponto de partida para começar a trabalhar nela .

1- Tendência à super-análise

Uma das características mais salientes das pessoas que tendem a sofrer de ansiedade é que elas geralmente analisam demais o que lhes acontece . Por isso, é muito difícil para eles conter antecipações negativas. Eles vão do passado para o futuro sem abrir mão da mente no presente.

Em muitas ocasiões, a maioria dos pensamentos que as pessoas ansiosas têm é negativa. Isso ocorre porque eles geralmente completam a lista de desvantagens ou deficiências de uma situação. Portanto, em geral as pessoas com uma mente ansiosa tendem a ser bastante pessimistas.

Finalmente, pensar demais nos faz geralmente se preocupar demais com o que pode acontecer . Esse excesso de preocupação com o futuro está na base da grande maioria dos transtornos de ansiedade. Por exemplo, transtorno obsessivo-ompulsivo (TOC) ou transtorno de ansiedade generalizada (CAT), que são difíceis de entender sem essa tendência.

2- Insegurança

Muitos estudos associaram transtornos de ansiedade à existência de baixa auto-estima . Pessoas que não são valorizadas o suficiente tendem a mostrar as seguintes características:

  • Eles se preocupam demais.
  • Eles evitam situações em que se sentem desconfortáveis.
  • Eles se sentem incapazes de enfrentar dificuldades.
  • Eles geralmente têm problemas em seus relacionamentos sociais.

Geralmente,  essas dificuldades são realimentadas com o passar do tempo . Assim, uma pessoa pode começar evitando situações sociais, não se sentindo confortável nelas; Com o tempo, se você repetir seu comportamento, começará a sentir ansiedade antecipada quando precisar interagir com os outros e, finalmente, nos casos mais graves, você terminará se isolando completamente. É o que acontece, por exemplo, com fobia social ou agorafobia.

Por tudo o que foi descrito, uma das melhores maneiras de combater uma mente ansiosa é aumentar a auto-estima : trabalhar para melhorar nosso autoconceito pode aliviar muitos dos efeitos dos transtornos de humor.

3- Sensibilidade emocional

Normalmente, indivíduos com uma mente ansiosa  tendem a sentir emoções mais intensamente do que o resto . Em termos clínicos, isso – com importantes nuances – é o que é conhecido como Pessoa Altamente Sensível.

As SPA são capazes de experimentar sentimentos positivos de uma maneira muito mais profunda e com estímulos que, para outros, seriam bastante neutros. No entanto, essa capacidade fará o mesmo acontecer com os negativos.

De acordo com alguns ramos da psicologia, uma das chaves da felicidade é  permanecer o maior tempo possível em um estado de equilíbrio . A idéia não seria parar de sentir emoções, mas experimentar todas elas, mas de uma maneira menos intensa e mais equilibrada. Para o PAS, pelo que dissemos, seria mais complicado porque o saldo seria comprometido por um número maior de “possíveis ameaças”.

4- Altas expectativas

A última das principais características de uma mente ansiosa é que as  pessoas com essa característica tendem a querer apenas o melhor de qualquer pessoa ou situação . Quando confrontados com uma nova situação, eles tendem a esperar que tudo seja perfeito e são extremamente críticos, tanto consigo mesmos como com os outros.

O problema de ter expectativas muito altas é que  elas aumentam muito a probabilidade de decepção . Portanto, é aconselhável avaliar nossa maneira de olhar, encontrando as fontes de contaminação que podem estar distorcendo nossos olhos.

Então, eu encorajo você a se perguntar; O que aconteceu, poderia caber em uma interpretação diferente? O que você acha que vai acontecer, com certeza?

Você pode mudar uma mente ansiosa?

Embora a tendência a sofrer ansiedade, como toda inércia, exija um esforço inteligente para mudar. Com perseverança suficiente e o plano terapêutico correto, praticamente qualquer pessoa é capaz de aprender a pensar de maneira mais eficaz e melhorar o gerenciamento de seus sentimentos .

Portanto, se você considera a sua mente ansiosa, não hesite em procurar ajuda profissional . Os recursos que você investe nesse objetivo sempre terão um retorno valioso.