Por que as crianças imitam os adultos?

Por que as crianças imitam os adultos? Uma de nossas maiores responsabilidades é ser o melhor exemplo para as crianças. Porque os pequenos, e especialmente durante os primeiros 5 anos de vida, imitam tudo o que vêem nos adultos.

Para o bem ou para o mal, as crianças imitam os adultos . Quase sem percebermos, os olhares dos filhos estudam e nos atendem, integrando comportamentos, copiando gestos, internalizando palavras, expressões e até papéis. É claro que nossos filhos pequenos nunca serão cópias exatas de seus pais; No entanto, a impressão que deixamos sobre eles é muitas vezes decisiva.

É um fato que sempre fomos claros no campo da psicologia do desenvolvimento. Albert Bandura, por exemplo, psicólogo reconhecido no campo da aprendizagem social , já nos falava na época de um conceito-chave como “modelagem” . De acordo com essa abordagem, as pessoas aprendem imitando comportamentos de nosso ambiente, daqueles modelos sociais com quem crescemos ou com quem temos contato.

Portanto, as crianças não apenas imitam seus pais. Como sabemos, nossos pequenos não vivem em ambientes isolados. Hoje, eles têm mais estímulos sociais do que nunca, modelos que vão além de casa e escola. Também não podemos esquecer a televisão e essas novas tecnologias, onde elas se mudam desde tenra idade como nativos autênticos.

Tudo o que vêem, tudo o que ouvem e acontecem ao seu redor influencia e determina. Nós, adultos, somos aquele vasto teatro de personagens que eles imitam e que acabarão influenciando seu comportamento e até sua maneira de entender o mundo. Vamos ver mais dados abaixo.

«O aprendizado é bidirecional: aprendemos com o meio ambiente e o meio ambiente aprende e modifica graças a nossas ações».

-Albert Bandura-

Por que as crianças imitam os adultos?

Sabemos que as crianças imitam adultos, mas … por que elas realmente fazem isso? O psicólogo do desenvolvimento Moritz Daum, da Universidade de Zurique, aponta algo interessante . Esse comportamento quase instintivo nos seres humanos (e também nos animais) nos serve mais do que apenas aprender. O Imitar também cria um sentimento de pertencimento , ajuda a nos identificar com um grupo específico.

Agora, é verdade que as crianças são como esponjas e tendem a imitar tudo o que vêem? Ainda mais,  com que idade eles começam a olhar o que os rodeia para começar a modelar? Vamos analisar esses e outros problemas.

Quando as crianças começam a imitar adultos?

Sabe-se que o mimetismo começa logo após o nascimento. Há recém-nascidos que copiam movimentos faciais, como enfiar a língua para fora . No entanto, é sobre o ano de idade em que todo esse processo amadurece.

Agora, bebês de seis meses já entendem o comportamento intencional nessa idade. O que significa isto? Isso significa, por exemplo, que quando virem a mãe ou o pai se aproximarem para abraçá-los, eles se sentirão bem. Eles já entendem que coisas são agradáveis ​​e desagradáveis ​​em sua rotina diária. Tudo isso forma a base para o reconhecimento de padrões e comportamentos, a fim de entender que, após certas ações, outras ocorrem.

É entre 19 e 24 meses que as crianças começam a copiar muitas coisas que vêem nos outros. Imite seus pais, seus irmãos mais velhos e também o que eles podem assistir na TV. Eles fazem isso para aprender, mas também para serem iguais aos outros, para se sentirem integrados a um grupo social .

As crianças escolhem quem imitar e o que imitar?

Quando perguntados se as crianças imitam a mera imitação ou tendem a escolher o que copiar e o que não, é interessante saber que existem certos estímulos que eles mais gostam do que outros. Foi visto que quando uma criança é cercada por outras crianças da sua idade e adultos, ela tende a imitar o comportamento de seus colegas . Os neurônios-espelho são ativados muito mais quando confrontados com alguém com características semelhantes a eles.

Agora, quando uma criança precisa aprender algo em particular, ela se volta para adultos . Este princípio se encaixa na teoria da zona de desenvolvimento próximo de Lev Vygotsky . Ou seja, eles sabem que, com o apoio certo, podem passar para outro nível, para outra fase de maior competição. Mas, para isso, eles precisam de “modelos especializados”, isto é, adultos.

Por outro lado, há um detalhe que certamente acharemos interessante. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Londres pela Dra. Victoria South , crianças de 18 meses já tendem a imitar o que lhes é familiar, que é repetido várias vezes e que também é acompanhado pela linguagem. De fato, é assim que os processos de comunicação amadurecem.

As crianças pequenas não sabem se o que imitam é adequado ou inadequado

Algo impressionante foi descoberto em um estudo realizado na Universidade de Yale . Derek Lions, autor deste trabalho, destaca que as crianças, durante um período específico de suas vidas, imitam os adultos em excesso e de maneira mimética. É durante os primeiros cinco anos quando essa sobreposição ocorre.

  • Ou seja, ainda falta esse senso crítico ou um pensamento mais sofisticado para inferir que o que os adultos fazem ou dizem é adequado, útil ou moral.
  • Um exemplo. Neste trabalho foi realizado um experimento. Um grupo de adultos mostrou aos três anos de idade como abrir uma caixa. O modo como eles fizeram isso foi um pouco complexo, adicionando etapas completamente inúteis e quase ridículas que atrasaram a abertura da caixa .
  • Quando as crianças tentaram por si mesmas, copiaram cada uma das medidas tomadas pelo adulto, incluindo as que eram inúteis.
  • No entanto, esse mesmo teste foi aplicado a outro grupo de crianças da mesma idade , que foram convidadas a realizar o exercício sem nenhum exemplo, sem que nenhum adulto servisse de modelo. As crianças resolveram o exercício sem etapas extras.

Todos esses dados suportam nossa intuição. Os pequenos aprendem observando tudo ao seu redor, mas olham especialmente para suas mães e pais. Ser o seu melhor modelo é uma grande responsabilidade; Talvez o mais importante de todos .

De nós eles aprenderão o que é bom e o que é ruim; cada adulto será o espelho no qual olhar e imitar durante um certo tempo. Portanto, vamos cuidar ao máximo de cada comportamento, cada gesto e cada palavra para ser seu trampolim para a felicidade e o bem-estar .