Instituto Federal do Rio de Janeiro produzirá álcool em gel 70%

Instituto Federal do Rio de Janeiro produzirá álcool em gel 70% – Material será fabricado nos laboratórios dos campi da instituição de ensino superior

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) produzirá álcool em gel 70% nos laboratórios dos campi. A produção está sendo realizada para consumo interno. A ação faz parte de um projeto de servidores e estudantes e foi proposta tendo em vista a situação de pandemia de coronavírus, determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A fabricação acontecerá nos campi Arraial do Cabo, Niterói, Nilópolis, Realengo e Rio de Janeiro, que possuem estrutura e profissionais técnicos de Química para serem responsáveis pela produção.

“Essa é uma bela iniciativa que me enche de orgulho e deixa claro o nosso papel social como instituição de educação”, afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

No dia 17 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) em que autoriza as farmácias de manipulação a produzirem e distribuírem, em caráter temporário, preparações antissépticas ou sanitizantes. “Enviamos um ofício à Anvisa solicitando, também, autorização para que possamos fazer a distribuição externa da nossa produção”, explicou o reitor do IFRJ.

O projeto está sendo realizado por meio de uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Proppi), e recebeu um investimento inicial de R$ 50 mil da reitoria do Instituto Federal.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFRJ