Início Notícias Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação

Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação

Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação
Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação

Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação – Ana Paula Melo lê todos os dias para Eva, de 5 anos, e é admiradora do Conta pra Mim.

Imaginação, criatividade e desenvolvimento intelectual. Esses são alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para a vida das crianças. Ler para os pequenos é proporcionar a eles uma viagem ao mundo das histórias dos livros, personagens e lugares inimagináveis. Trata-se da chamada literacia familiar, incentivada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização.

A estudante de pedagogia Ana Paula Melo é um exemplo disso. Ela lê para a filha Eva, de 5 anos, desde a gestação. Com as escolas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, a prática se acentuou.

A mãe de Eva pesquisou muito durante a gravidez e está sempre atualizada sobre livros infantis. “Nas minhas pesquisas, sempre encontrava algo sobre a importância da leitura, como a leitura cria laço afetivo entre a mãe e o bebê mesmo antes do nascimento. Além disso, é bom para o desenvolvimento da fala”, contou.

Ana Paula estuda pedagogia e ensina Eva a ler, escrever e fazer cálculos em casa. “Ela gosta tanto de ler que ela decora as histórias, pega o livro, fica folheando, como se ela estivesse contando a história, lendo para alguém. Muito fofo”, relatou.

Conta pra Mim

O MEC lançou, em dezembro de 2019, o programa Conta Pra Mim. Entre as iniciativas, está um material, ofertado pela internet, sobre como incentivar os filhos a ler e quais os tipos de livros adequados para cada idade.

Ana Paula Melo é uma admiradora do programa. “Eu acho muito importante o Conta Pra Mim, ao incentivar o hábito da leitura, desenvolvimento da fala, o gosto pelos livros, desenvolvimento intelectual. Espero que as crianças sejam uma nova geração de leitores”, afirmou.

Saiba mais 

A história do estudante de Ana Paulo é o tema do Trilhas da Educação desta sexta-feira, 20 de março, da Rádio MEC.

Assessoria de Comunicação Social




DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here