Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação

Estudante de pedagogia criou hábito de leitura da filha ainda na gestação – Ana Paula Melo lê todos os dias para Eva, de 5 anos, e é admiradora do Conta pra Mim.

Imaginação, criatividade e desenvolvimento intelectual. Esses são alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para a vida das crianças. Ler para os pequenos é proporcionar a eles uma viagem ao mundo das histórias dos livros, personagens e lugares inimagináveis. Trata-se da chamada literacia familiar, incentivada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização.

A estudante de pedagogia Ana Paula Melo é um exemplo disso. Ela lê para a filha Eva, de 5 anos, desde a gestação. Com as escolas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, a prática se acentuou.

A mãe de Eva pesquisou muito durante a gravidez e está sempre atualizada sobre livros infantis. “Nas minhas pesquisas, sempre encontrava algo sobre a importância da leitura, como a leitura cria laço afetivo entre a mãe e o bebê mesmo antes do nascimento. Além disso, é bom para o desenvolvimento da fala”, contou.

Ana Paula estuda pedagogia e ensina Eva a ler, escrever e fazer cálculos em casa. “Ela gosta tanto de ler que ela decora as histórias, pega o livro, fica folheando, como se ela estivesse contando a história, lendo para alguém. Muito fofo”, relatou.

Conta pra Mim

O MEC lançou, em dezembro de 2019, o programa Conta Pra Mim. Entre as iniciativas, está um material, ofertado pela internet, sobre como incentivar os filhos a ler e quais os tipos de livros adequados para cada idade.

Ana Paula Melo é uma admiradora do programa. “Eu acho muito importante o Conta Pra Mim, ao incentivar o hábito da leitura, desenvolvimento da fala, o gosto pelos livros, desenvolvimento intelectual. Espero que as crianças sejam uma nova geração de leitores”, afirmou.

Saiba mais 

A história do estudante de Ana Paulo é o tema do Trilhas da Educação desta sexta-feira, 20 de março, da Rádio MEC.

Assessoria de Comunicação Social