É possível transformar a educação

É possível transformar a educação – Uma criança é muito mais que um receptor passivo de conhecimento. Essa ideia é um desafio para os sistemas educacionais atuais, que em muitos casos relutam em mudar o aluno do lugar passivo em que ele se colocou como regra.

Muitas escolas negligenciaram as aulas de mestrado. A idéia é que os alunos saiam da sala de aula com mais conhecimento do que os teóricos. Falamos sobre lugares em que as crianças são ensinadas a ser críticas e aceitam apenas aquelas idéias baseadas em argumentos sólidos ou dados empíricos comprovados. Eles estão comprometidos com uma educação abrangente com novas metodologias, bem como com um modo de aprendizado cooperativo e colaborativo.

O corpo docente esquece de transmitir conhecimento e tenta obter mais do que investir. Os professores orientam os alunos a levantar o assunto em mãos e dizem o que querem para saber que na maioria dos casos, transcende o que está nos livros didáticos.

Educação além dos livros

Um compromisso metodológico que renuncia ao livro, priorizando o desenvolvimento humano . Permite, entre outros recursos, o uso de celulares e tablets em sala de aula, que rompe os tempos e espaços tradicionalmente estabelecidos na organização diária da escola, entra em conflito com muitos esquemas consolidados e suscita razoavelmente medos e dúvidas.

Essa metodologia envolve um esforço maior do que a master class tradicional . Além disso, os livros didáticos são uma zona de conforto , qualquer outra aposta significa mais trabalho, mais recursos, mais tempo e, acima de tudo, mais incerteza.

O aluno investiga e o professor é um guia, conselheiro . A aprendizagem está sendo gradualmente construída, o aluno cria o conteúdo a partir de diferentes fontes de informação e, no processo, também aprende a distinguir o que é confiável e o que não é. Com uma avaliação que serve para aprender e não apenas para passar, ajudando o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Diferentes metodologias contrárias à metodologia tradicional

  • Classe invertida ( sala de aula invertida ). É uma metodologia para “virar” a turma, na qual se propõe que os alunos estudem em casa e na turma para realizar atividades e trabalhar em colaboração. Eles podem acessar o conteúdo através das TIC em casa, através de um blog ou vídeos fornecidos a eles e criados pelo professor. O aluno se torna o protagonista, realizando atividades participativas em um aprendizado dinâmico e interativo, e o professor se torna um mero guia.
  • Aprendizagem baseada em projetos (ABP) . O principal objetivo desta metodologia é que o aluno aprenda fazendo. O resultado será um projeto final para responder a problemas da vida real, embora o que é realmente importante não seja o fim, mas o próprio processo. Com isso, conseguimos que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em contextos heterogêneos e mutáveis, para que isso os ajude a entender a realidade.
  • Gamification . Essa metodologia move o jogo para o campo educacional. Uma maneira de motivar os alunos e aprender de uma maneira divertida. Como em todos os jogos, você deve definir metas e maneiras de trabalhar jogando. Você pode definir níveis, diferentes desafios e prêmios, para dirigir o jogo e adaptá-lo ao conteúdo que deseja ensinar.
  • Aprendizagem Baseada no Pensamento . Ele se concentra na reflexão dos alunos com uma série de diretrizes guiadas pelo professor. Pensar de forma reflexiva e crítica sobre o assunto ou o conteúdo a ser estudado é o principal objetivo dessa metodologia. Tome decisões e questione a confiabilidade das informações para desenvolver idéias criativas e um entendimento mais profundo.

Portanto, essas e muitas outras metodologias alternativas são outra opção na educação para desenvolver o processo de ensino / aprendizagem, onde não é apenas memorizado com o objetivo de passar em um exame, mas vai muito além, tornando o aluno o protagonista e adquirente. uma aprendizagem muito mais significativa.

Embora a maioria dessas estratégias educacionais já tenha várias décadas, é agora, graças às novas tecnologias , que  elas estão se reinventando e se espalhando .