Reflexão: ser educado pode salvar sua vida

A saudação é essencial para se conectar com os outros, a saudação na chegada e o adeus ao sair é um gesto básico na educação das pessoas. A saudação é cortês quando encontramos alguém, entramos em algum lugar ou encontramos pessoas que conhecemos. Talvez seja um costume para você e você não se importe com isso, ou talvez você seja uma dessas pessoas que prefere evitar o cumprimento pela timidez.

Lembre-se de que seu exemplo é sempre o melhor professor para seus filhos; portanto, seu comportamento é essencial para poder modelar a educação básica, como cumprimentar outras pessoas.

Tem um ótimo valor

Cumprimentar os outros tem um grande valor, uma vez que aqueles que o recebem têm um bom sentimento; no entanto , para aqueles que não recebem um cumprimento de alguém conhecido, o sentimento é inquieto e desagradável. Cada cultura tem sua própria maneira de cumprimentar, como dizer uma palavra, um sorriso, um aperto de mão, um arco para o outro, etc.

Em seguida, queremos compartilhar com você uma breve história para que você possa refletir sobre a importância da saudação e por que precisa instilá-la em seus filhos. Mesmo que seus filhos sejam um pouco mais velhos e você goste deste conto, você pode compartilhá-lo com eles para refletir sobre ele.

Saudação beleza

Havia um homem que trabalhava em uma fábrica de salsichas. Depois de um longo dia de trabalho e fazendo inspeções de rotina, ele se aproximou de uma geladeira para verificar se estava tudo bem e a grande porta de ferro que estava fechada atrás dele, deixando-o trancado lá dentro. Senti um grande desespero, mas apesar de suas tentativas de abrir a porta ou pedir ajuda, tudo se mostrou inútil.

As horas dos outros trabalhadores terminaram e ninguém o ouviu gritar. As horas passaram e o frio do local o fez perder a força; além disso, pouco a pouco o oxigênio acabou e, após cinco horas dentro da geladeira, o homem começou a pensar que esse era o seu fim.

Suas forças começaram a falhar e, desesperado, ele começou a renunciar … de repente a porta da geladeira começou a se abrir! Foi aberta pelo segurança da fábrica e para ele era como seu anjo da guarda, porque ele estava salvando-o da morte certa.

Quando o segurança foi questionado sobre como abrir a porta da geladeira (uma vez que essa ação não fazia parte de seu trabalho), o homem respondeu com muita clareza, as palavras que ele disse foram as seguintes:

– Eu trabalho nesta empresa há mais de 35 anos e vejo centenas de trabalhadores que entram e saem todos os dias, que iniciam seus trabalhos e de repente eu não os vejo mais o dia todo, mas há apenas um desses homens que faz Eu me preocupo com ele. É esse homem que, todas as manhãs, ele é o único em toda a fábrica que me cordialmente me cumprimenta e, quando sai, é o único que gentilmente se despede … dos demais trabalhadores, sou invisível. Hoje de manhã não lhe faltou a saudação matinal, mas não ouvi o adeus do “até amanhã”, para que, quando passassem várias horas, eu me preocupasse e, por isso, fui inspecioná-lo, procurei-o e o encontrei.

Os benefícios

A saudação tem benefícios. Nunca pare de oferecer este gesto humilde e gentil aos outros. Isso fará você se sentir bem e também poderá mudar o dia de outra pessoa de uma maneira simples.  É necessário estar ciente de que todos vivemos na mesma casa, pois nosso planeta é nosso lar conjunto.

Não custa nada para tornar o mundo mais educado, compreensivo e que nos sentimos bem um com o outro. Não é tão difícil ser educado e, se cada um de nós puser um pouco de nossa parte, a sociedade mudará para melhor e todos nos sentiremos muito mais unidos, mesmo que não nos conheçamos!