Escola na Irlanda pede aos alunos que pratiquem atos de bondade em vez de lição de casa

Escola na Irlanda pede aos alunos que pratiquem atos de bondade em vez de lição de casa – Os estudantes do colégio são incentivados a realizar ao menos um ato de bondade por dia. Pode ser ajudar alguém da família ou um estranho na rua. As quintas-feiras são reservadas para atos de bondade própria, visando o seu bem-estar mental e emocional.

A escola Gaelscoil Mhíchíl Uí Choileáin em Clonakilty, na Irlanda, decidiu implementar uma mudança diferente em seu projeto educacional: encerrar todos os tipos de lições de casa no mês de dezembro e substituí-los por atos de bondade.

Nas semanas que antecedem férias, os alunos recebem um ato de bondade específico por dia. Às segundas-feiras, eles devem se comunicar com uma pessoa mais velha. Às terças-feiras, eles devem ajudar um membro da família e fazer algumas das tarefas de casa sem que ninguém tenha pedido. As quartas-feiras são para atos aleatórios de bondade de qualquer tipo e com qualquer pessoa, e às quintas-feiras devem fazer algo gentil para cuidar do seu próprio bem-estar mental e emocional.

Além de realizar esses atos, as crianças devem registrar tudo numa espécie de diário de “bondade”, como forma de complementar os atos e também mostrar pra eles a importância dessas gentilezas diárias.

A escola também criou um “cubo de bondade”, onde os alunos podem escrever e depositar observações e afirmações positivas para aumentar a autoestima dos seus colegas de escola. Nas manhãs de sexta-feira, algumas dessas mensagens são aleatoriamente escolhidas e lidas em voz alta para que todos possam ouvir.

Esse novo programa educacional já se encaminha para o seu terceiro ano consecutivo em 2019. No ano passado, o foco foi a gratidão, que resultou em um “enorme sucesso e positividade”, escreveu o colégio na sua conta no Facebook.

A diretora assistente Íde Ní Mhuirí escreveu na época: “Estamos encorajando nossos alunos a pensar sobre o verdadeiro espírito do Natal, o espírito de bondade e generosidade. Com tanta ênfase no aspecto materialista e comercial do Natal, costumamos ignorar o que realmente é … Boa vontade!”

“Infelizmente, nem todos estão em condições de curtir o Natal, alguns estão sozinhos, alguns estão tristes, alguns podem desejar o que não têm e outros simplesmente não gostam das festividades. Mas não há ninguém neste mundo que não se beneficie de um ato de bondade, e a alegria da bondade é que não custa nada”, continuou.

A escola busca enfatizar a importância desse espírito de generosidade ser mantido também para o resto do ano. “Neste mundo, consumido pelas redes sociais, onde nossos jovens estão constantemente sob pressão, não há melhor maneira de mostrar a eles o caminho a seguir no mundo do que praticando a bondade. Todos sabemos que ajudar os outros nos faz sentir bem consigo mesmos … O que não devemos amar nisso? O fator de se sentir bem que experimentamos ao ajudar os outros não pode ser quantificado. Nossa mensagem para as crianças é muito simples: elas podem ser a razão pela qual alguém sorri hoje e podem definitivamente ajudar a tornar este mundo um lugar melhor para os outros e para si mesmos”, estava na publicação do Facebook.