Ensinar é muito mais que transmitir conhecimento, é transmitir AMOR

Ensinar é muito mais que transmitir conhecimento, é transmitir AMOR – Todos sabemos que é uma das profissões mais nobres da face da terra, não desmerecendo outros ofícios é claro e o fato de estarmos educadores acarreta-nos responsabilidades maiores e muito mais humanas que podemos imaginar. Existe uma frase muito conhecida que diz “ A escola é a segunda casa”, acredito que todos já ouvimos falar sobre esta citação, mas se pararmos para pensar um pouco em o que na verdade esta simples citação quer transmitir, vai muito mais além do que transformar a escola em um ambiente saudável e protegido. A criança sempre necessitará de afeto, carinho, apoio, proteção e amor e o professor em muitas ocasiões, transmite estes sentimentos tão especiais, passando da imagem de um simples adulto, para uma figura de confiança em que elas , na maioria das vezes irão desesperadas implorar por afeto, por um abraço, por atenção.

A criança com idade entre (02 e 07) anos, ainda não sabe distinguir tais sentimentos e as vezes não sabe como expressa-los, em muitos casos fazem o máximo para chamar a atenção para si, implorando para que a vejam, implorando para se sentirem amadas e em alguns casos estas manifestações podem ser confundidas com algum transtorno.

Um abraço , um sorriso, um elogio, fazem toda a diferença na vida dos pequeninos em formação educacional e é dever do educador transformar a segunda casa, em um lugar onde as crianças se sintam confiantes e amadas, mesmo que seja um hábito ir à escola regularmente, talvez possamos mostrar a elas, que a segunda casa é mais que um local de rotina a frequentar, que a segunda casa seja o lugar onde as mesmas além de aprender com sabor, também transmitam a sensação de saudade nos corações encantados pelo aprendizado. Existem crianças que passaram a maior parte de sua infância com seus educadores, ficam a maior parte do dia com os mesmos e isto sem sombra de dúvidas, irá criar um vínculo por toda a vida.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana…” Carl Jung

Texto: Prof Marcos L Souza .
Pedagogo – Educador Musical – Psicopedagogo – Historiador



  • Leave a Comment