Professores e seu papel na educação a distância

Os Professores e seu papel na educação a distância – Antes de iniciar a discussão sobre o papel do professor na EAD, é importante saber as modalidades de ensino a distância. Além das modalidades de ensino em que todas as aulas são virtuais, há também, o modelo em que uma parte da carga horária é presencial e outra parte é virtual, que parece ser essencial para os alunos que estão conhecendo a modalidade e familiarizando-se com as ferramentas virtuais (ALMEIDA,2011).

Outro modelo existente é o de que as aulas virtuais estão disponíveis em formato de vídeo, que são gravados pelo professor e disponibilizados como conteúdo para seus alunos, podendo também ser através de videoconferência. Geralmente esse modelo também apresenta textos escritos como reforço para o conteúdo trabalhado no vídeo, disponibilizados em um ambiente virtual com acesso restrito aos alunos.

Nesse modelo, os alunos devem programar horários específicos para assistir às aulas, como se elas fossem presenciais.

Parte-se do princípio de que o docente, antes mesmo de ingressar em um determinado modelo de curso a distância por convite ou por interesse próprio, acredita na modalidade de educação à distância e sabe que o seu papel é extremamente importante para o crescimento intelectual dos estudantes e para o desenvolvimento e melhoria do curso.

A maioria dos cursos trabalha com professores conteudistas e tutores. Os primeiros são aqueles que são responsáveis por todo o conteúdo, textos, criação de atividades, e organização do material ao qual os alunos têm acesso. Os tutores são os professores que terão contato direto com o aluno pelos recursos tecnológicos que o curso dispõe: chat, e-mail, fórum, entre outros.

O papel do professor é essencial nos cursos virtuais, pois é através dele que os alunos conseguem obter uma resposta aos seus questionamentos, às avaliações entregues e às suas dúvidas sobre os conteúdos trabalhados nas aulas (ALMEIDA,2011).

É essencial que o professor tenha conhecimento das potencialidades de cada ferramenta de comunicação, para poder usá-las de modo a incentivar a participação dos alunos no uso de cada uma das atividades (ALMEIDA,2011).

O docente deve considerar que os alunos dos cursos a distância devem ser estimulados a participar de forma ativa das discussões, das atividades e apresentar sua opinião, pois, caso isso não ocorra, corre-se o risco de que o aluno torna-se “passivo”, apenas lendo os materiais do curso, sem possibilidade de expressar suas dúvidas e de trocar experiências com os colegas.

Saber interagir é importante, pois é a base para a criação de atitudes autônomas, que tornam o aluno livre para tentativas e erros num espaço de interação social. Por isso, é papel do docente monitorar a participação dos alunos, além de mobilizar o grupo, levando em conta objetivos e interesses, o que possibilitará a criação de situações significativas de aprendizagem, a efetivação de intervenções e reversão das ações e habilidades.

Considerando que a Internet é uma fonte inesgotável de informações, é papel do professor preocupar-se em canalizar essas informações em benefício do aluno, permitindo que ele consiga, através dessas informações, e de trocas com os colegas, construir seu conhecimento e desenvolver autonomia.

O professor deve utilizar-se dessas ferramentas de comunicação disponíveis aos alunos para instigá-los a pesquisar e trazer os resultados para serem apresentados aos colegas, suscitando a colaboratividade entre todos, participando ativamente das discussões.

Outro ponto importante é a participação do próprio professor na utilização dos meios na prática, ou seja, todo professor que participa de um curso a distância deve possuir disponibilidade de responder aos alunos e participar de discussões que ele mesmo provoca.

Isso pode parecer claro, mas esses fatores causam uma frustração muito grande por parte dos alunos que não recebem respostas, inclusive levando alguns estudantes a desistir de cursos na modalidade a distância (ALAVA, 2002).

A EAD, através do meio virtual pode possibilitar uma aprendizagem autônoma, colaborativa, enfim, um ensino com um caráter construtivista, porém, dependendo do ambiente e da maneira como o curso é fundamentado, pode-se também ter no virtual um recurso para reproduzir uma educação tradicional, que se caracteriza na transmissão do conhecimento e centra-se no professor (TAVARES, 2000).

Por isso, percebe-se que o papel do professor, tanto na mediação com os alunos quanto na organização de materiais didáticos, será fundamental para proporcionar ao aluno a oportunidade de utilizar os meios tecnológicos para construir seu conhecimento.

O papel que é desempenhado em cursos online dependerá muito da atividade prática desse docente em sala de aula. Segundo Tavares (2000), o professor que em sala de aula presencial permite a discussão, diálogos com os alunos e interação entre todos, possui mais oportunidade de proporcionar ao aluno um ambiente virtual que estimule a sua participação e troca de ideia com os colegas e com os professores, ao contrário dos professores que têm sua prática pedagógica centrada em sua própria figura.